Prefeitura de Guarujá

Guarujá apresenta redução de 92% nos casos de hepatite C

today3 de agosto de 2023 6

Fundo
share close

Levantamento realizado pela Secretaria de Saúde compara os anos de 2019 e 2023; tipo B da doença também teve queda, que chegou a 85%

Os casos de hepatite C em Guarujá tiveram uma redução significativa, com uma queda de 92%. O período analisado pela Prefeitura fez um comparativo entre 2019 e 2023. Foram registrados 55 novos casos em 2019, contra quatro neste ano, até momento.

Além disso, de 2018 a 2023, a Cidade contabiliza um total de 160 novos casos de hepatite C. Já com relação aos casos de hepatite B, a queda foi de 85%: 14 novos casos em 2019, e, até o momento, dois neste ano. São 37 novos casos, de 2019 a 2023.

Quanto aos casos de hepatite A, estes casos mantiveram-se em 0%, com nenhum novo caso ano em 2019 e um neste ano. Ao todo, entre 2019 e 2023, foram 10 novos casos confirmados.

Balanço Julho Amarelo: Procura por testes quadriplica



A Campanha Julho Amarelo, de combate às hepatites virais, registrou um aumento quase quatro vezes maior na procura por testagens. O levantamento realizado pela Prefeitura indica que foram realizados 600 testes na campanha de 2022 e subiu para 2.300 aplicados em julho deste ano.

Na Cidade, mais de 20 postos, entre Unidades de Saúde da Família (Usafas), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e demais equipamentos da rede municipal realizaram a programação.

Também foram disponibilizados postos volantes e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Móvel, veículo que percorre diversos bairros para atender a população. A campanha Julho Amarelo visa incentivar a testagem contra as hepatites na rede municipal de saúde.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de ISTs/Aids e Hepatites Virais, Márcia Helena Rodrigues, os números deste ano demonstram que as pessoas estão atentas com a sua saúde. “Mesmo com o término da campanha, as unidades continuam ofertando testes como parte da rotina, ao longo do ano”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

curso-de-promotoras-legais-populares-forma-13a-turma

Prefeitura de Guarujá

Curso de Promotoras Legais Populares forma 13ª turma

Foram 20 mulheres que receberam o diploma; aulas aconteceram na Câmara Municipal Com o objetivo de capacitar agentes multiplicadoras de cidadania e conhecimento de direitos, a Prefeitura de Guarujá realizou, na última quarta-feira (2), a formatura da 13ª turma do curso de Promotoras Legais Populares (PLPs). Foram 20 participantes que receberam o diploma da capacitação voltada ao público feminino. As aulas, assim como a formatura, aconteceram na Escola do Legislativo, […]

today3 de agosto de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%