Prefeitura de Guarujá

Guarujá arrecadará R$ 12 milhões com antecipação do Imposto de Renda

today17 de agosto de 2023 1

Fundo
share close

Cidade vai reter o imposto direto na fonte, cumprindo instrução normativa federal; para o contribuinte, isso significa somente a antecipação do IR

A Prefeitura de Guarujá já está se adequando para passar a reter o Imposto de Renda (IR) direto na fonte, conforme disposto na Instrução Normativa 2.145, de 26 de junho de 2023, do Governo Federal. Todos os pagamentos efetuados pelos órgãos públicos e autarquias de Guarujá, assim como concessionárias, bancos e empresas, deverão ocorrer nos moldes do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). A expectativa é de um ganho de R$ 12 milhões ao ano para o Município com essa determinação federal, direto da cota do fundo de participação dos municípios.

A Cidade publicou, no Decreto 15.651, de 28 de julho deste ano, no Diário Oficial de Guarujá, detalhes sobre o assunto. Na prática, a mudança significa que os recursos arrecadados constituirão receita tributária própria do município, totalmente revertida em benefício da população local. A retenção será feita nas notas com vencimento a partir de 27 de junho.

O IRRF não representa criação ou majoração de tributo. O que acontece é a antecipação desse valor, que seria recebido pelas cidades meses depois, após serem distribuídas as fatias da União e do Governo do Estado.

Para o contribuinte (fornecedor de bens, produtos ou serviços), significa somente a antecipação do imposto que deverá ser compensado ou deduzido pelo contribuinte, explica o secretário municipal de Finanças.



“Concessionárias, bancos e empresas já estão sendo notificados para se atualizarem com relação à retenção do IR sobre os bens e serviços adquiridos. Os optantes pelo Simples Nacional, por exemplo, não entram nesse critério, mas devem encaminhar um documento declarando sua isenção”, diz o secretário.

Serviços como coleta de lixo e transporte público, assim como a compra de qualquer bem e material, se enquadram nessa novidade. Em caso de dúvidas sobre o assunto, a Secretaria de Finanças se coloca à disposição pelo telefone 3308-7610.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

sao-vicente-proibe-horas-extras-de-funcionarios-publicos-devido-a-emergencia-financeira

G1 Santos

São Vicente proíbe horas extras de funcionários públicos devido à emergência financeira

Os servidores públicos municipais de São Vicente, no litoral de São Paulo, estão proibidos de fazer hora extra sem autorização prévia da Secretaria de Gestão (Seges). A nova regra deve perdurar enquanto o período de emergência financeira, decretado na última semana, estiver em vigência na cidade. Apenas funcionários da Secretaria de Saúde (Sesau) são exceção, segundo a portaria publicada no boletim oficial do município desta terça-feira (15). No entanto, para […]

today17 de agosto de 2023 50

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%