Prefeitura de Guarujá

Guarujá atinge 800 mil doses de vacinas aplicadas contra covid-19

today3 de dezembro de 2022 12

Fundo
share close

Entretanto, a Secretaria de Saúde aponta que o número de pessoas que foi aos postos de vacinação diminuiu de forma considerável este ano e a procura em 2022 foi correspondente a 25% do total, 200 mil doses

A Prefeitura de Guarujá atingiu a marca de 800.906 doses de vacinas aplicadas contra a covid-19 pela Secretaria Municipal de Saúde, na última quinta-feira (1º). O resultado é correspondente à soma da primeira, segunda, terceira, quarta e quinta (imunossuprimidos) doses aplicadas na população adulta. A soma também contempla a primeira, segunda e terceira doses em adolescentes de 12 a 17 anos; acrescida ainda da primeira e segunda aplicações em crianças de 3 a 11 anos, além da imunização em bebês com comorbidades, de 6 meses a menores de 3 anos, iniciada na última semana.

Entretanto, a Secretaria de Saúde aponta que o número de pessoas que foi aos postos de vacinação diminuiu de forma considerável este ano. De 21 de janeiro de 2021, quando foi aplicada a primeira vacina contra a covid-19 em uma profissional de Saúde no Município, a 28 de janeiro de 2022, mais de 600 mil doses foram administradas em Guarujá. A quantidade corresponde a 75% do total de aplicações efetuadas desde o início da campanha. Já de 28 de janeiro deste ano até a última quinta-feira (1º), foram 200 mil doses aplicadas, o equivalente a 25% do montante.

O Município não mede esforços para democratizar o acesso à imunização. As equipes de agentes comunitários de Saúde fazem busca ativa nos bairros e a Prefeitura disponibiliza 20 postos fixos de vacinação, instalados nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.

A Secretaria já adotou diversas ações para atrair o público e levar a vacinação para fora dos postos fixos. Houve a realização de pesquisa em escolas para conscientizar as famílias sobre a necessidade da vacinação infantil. Foram realizados mutirões em comunidades e espaços de grande circulação de pessoas, como Estação das Barcas, Terminal Ferry Boat, Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caecs), Ginásio Marivaldo Fernandes (Guaibê), sede do Serviço Social do Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Organizações Não Governamentais (ONGs), circo, escolas de samba, quadras e campos de futebol e igrejas.



Plantão Noturno

Atualmente, a Prefeitura promove o plantão noturno da vacinação toda quarta-feira, em quatro Usafas diferentes, circulando pelas 15 da rede municipal. Neste dia da semana, os postos de vacinação atendem das 9 às 20 horas. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal na Cidade e oferecer um horário alternativo de imunização aos trabalhadores. Na primeira semana, dia 23 de novembro, foram 299 munícipes procurar o serviço no horário ampliado para se imunizar. Já na última quarta-feira (30), 264 foram imunizados.

Nesta quarta-feira (7), o plantão noturno acontecerá nas Usafas Jardim Las Palmas, Vila Rã, Vila Edna e Vila Áurea. E no dia 14 de dezembro, será a vez das Usafas Jardim Conceiçãozinha, Vila Zilda e Santa Rosa disponibilizarem a vacinação contra a covid-19 até as 20 horas. O cronograma prossegue repetindo o ciclo a partir de 21 de dezembro.

Percentuais

Entre a população adulta, com 18 anos ou mais, 100% do público recebeu a primeira dose, 96% a segunda, 74% a terceira e 21% a quarta. Entre os imunossuprimidos, já foi aplicada a quinta dose em 257 adultos, o que representa menos de 1% dos maiores de 18 anos.

Já os adolescentes de 12 a 17 anos ultrapassaram a meta estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 38%, atingindo a cobertura vacinal de 138% na primeira dose, 100% na segunda dose e 30% na terceira aplicação. E entre as crianças de 3 a 11 anos, que são levadas aos postos pelos pais, mães ou responsáveis, os percentuais são de 66% e 43%, respectivamente para a primeira e segunda dose.

A Secretaria de Saúde iniciou, na última semana, vacinação para bebês com comorbidades, na faixa etária de 6 meses a menores de 3 anos. A meta do Município é imunizar 540 crianças do segmento.

Confira os 20 Postos de Vacinação:

1 – Usafa Vila Zilda – Rua Paulo Agostinho Silva, s/nº;

2 – UBS Morrinhos – Praça do Comércio, s/nº;

3 – UBS Pernambuco – Rua Samambaia, s/nº;

4 – UBS Pae Cará – Avenida São João, 155;

5 – UBS Vila Baiana – Rua Vereador Orlando Falcão, 172;

6 – Usafa Santa Rosa – Rua Manoel da Cruz Michael, 387;

7 – Usafa Cidade Atlântica – Rua Uruguai, 3.000;

8 – Usafa Jardim Boa Esperança – Avenida Adriano Dias dos Santos, 533;

9 – Usafa Jardim Brasil – Rua Poeta Alberto de Oliveira, s/nº;

10 – Usafa Jardim Conceiçãozinha – Avenida Bento Pedro da Costa, s/nº;

11 – Usafa Jardim dos Pássaros – Rua Rouxinol, 25;

12 – Usafa Jardim Las Palmas – Rua José Alves de Oliveira, s/nº;

13 – Usafa Jardim Progresso – Rua Josefa Hermínia Caldas, s/nº;

14 – Usafa Perequê – Rua Rio Branco, 235;

15 – Usafa Santa Cruz dos Navegantes – Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/nº;

16 – Usafa Sítio Conceiçãozinha – Rua Santo Antônio, 117;

17 – Usafa Vila Áurea – Rua Francisco de Castro, s/nº;

18 – Usafa Vila Edna – Avenida Prefeito Raphael Vitiello, s/nº;

19 – Usafa Vila Rã – Rua Maria Geralda Valadão, 1.114;

20 – UBS Vila Alice – O atendimento da Unidade está, provisoriamente durante a reforma estrutural do imóvel, sendo realizado no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – Caps AD II, na Rua Josefa Hermínia Caldas, 470 – Jardim Progresso.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ladroes-se-arrependem-e-devolvem-itens-de-luxo-furtados-de-apartamento-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Ladrões se arrependem e devolvem itens de luxo furtados de apartamento no litoral de SP

Dois homens que furtaram artigos de luxo de um apartamento em Praia Grande, no litoral de São Paulo, resolveram devolver os itens após o crime por ficarem com medo de serem presos. De acordo com a Polícia Civil, dois suspeitos foram indiciados. Um deles trabalhava como porteiro e outro era o sub-síndico no prédio. O crime ocorreu em 29 de agosto em um condomínio no bairro do Boqueirão. Na época, […]

today3 de dezembro de 2022 36

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%