Prefeitura de Guarujá

Guarujá atualiza Plano Municipal de Redução de Riscos

today15 de fevereiro de 2024 10

Fundo
share close

Objetivo é aperfeiçoar o trabalho de prevenção a acidentes naturais nas encostas dos morros e inundações

Para aperfeiçoar o trabalho de prevenção a acidentes naturais nas encostas dos morros e inundações, a Prefeitura de Guarujá está atualizando o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), contratado para desenvolver o projeto, tem visitado as áreas de risco da Cidade, acompanhado das equipes da Defesa Civil Municipal.

Os técnicos do IPT já estão coletando imagens aéreas e em campo de pontos como o Morro do Sorocotuba e Morro do Bil, inclusive com o sobrevoo de drone. O objetivo é fazer um levantamento das áreas, com informações como o tipo de moradia, inclinação da encosta, distância entre casas, histórico de deslizamento, entre outros dados que permitam avaliar o risco dos locais.

Além da atualização do PMRR, o IPT faz o acompanhamento técnico de obras já realizadas e de outras a serem iniciadas para a mitigação dos riscos relativos a escorregamentos, como na Barreira do João Guarda, na Enseada. O trabalho de mapeamento e assessoria será realizado em 13 morros ao longo dos próximos meses.

Além da setorização do risco, o levantamento também indicará obras para mitigação do risco, tais como melhoria nos acessos, drenagem, limpeza e eliminação de descarte irregular de lixo, proteção superficial da encosta, contenções, acerto de geometria e retaludamento, entre outras intervenções estruturais.



Para o desenvolvimento integrado da gestão do novo plano, a Defesa Civil de Guarujá tem participado intensamente, garante o coordenador da unidade, Átila Gregório. “Nós fiscalizamos e acompanhamos a execução. A intenção é que as áreas técnicas e as comunidades possam acompanhar e colaborar com a atividade. O interessante é que o trabalho inclui, além do mapeamento, a indicação de medidas para a redução de riscos, como intervenções ou, em último caso, até a remoção de moradias”.

A última atualização do PMRR aconteceu em 2016 e também foi realizada pelo IPT. Neste relatório, ainda não constam as comunidades Vale da Morte e Nova Perequê (Quilômetro 8). Nele, são apontados 1.644 imóveis em áreas de encosta de morro, nos seguintes pontos: Barreira do João Guarda, Cantagalo, Morro da Bela Vista, Jardim das Flores/Morro do Engenho, Jardim Três Marias, Morro da Cachoeira, Morro da Vila Júlia, Morro do Bil, Morro do Outeiro, Perequê (morro), Vila Baiana, Vila Edna, Vila da Noite e Praia do Góes (Fortim).

Já em palafitas, são 5.485 domicílios, nas comunidades Cachoeira Plano, Santa Clara, Complexo Prainha, Caixão, Morrinhos 4, Perequê, Santa Cruz dos Navegantes, Santa Madalena, Santa Rosa e Sítio Conceiçãozinha. Sendo assim, são 7.129 famílias em áreas de risco.

Os próximos passos serão a integração da sociedade civil e das demais secretarias municipais, a fim de desenvolver planos para colocar as soluções necessárias em prática. “A atualização será importante não apenas para as chuvas fortes, mas também como preparação para as mudanças climáticas, destaca Átila.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

festival-de-orquideas-e-flores-acontece-em-santos;-veja-a-programacao

G1 Santos

Festival de Orquídeas e Flores acontece em Santos; veja a programação

Evento no Orquidário contará com expositores, produtores e especialistas de plantas. Orquidário de Santos receberá 4º Festival de Orquídeas e Flores — Foto: Francisco Arrais/Prefeitura de Santos O 4º Festival de Orquídeas e Flores de Santos, no litoral de São Paulo, acontece no próximo fim de semana. O evento contará com expositores, produtores e especialistas de plantas no Orquidário Municipal. Segundo a Prefeitura de Santos, o festival permitirá que o […]

today15 de fevereiro de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%