Prefeitura de Guarujá

Guarujá cadastra mais de 1.550 árvores em aplicativo de inventário ambiental

today11 de agosto de 2022 23

Fundo
share close

Ação monitora risco de queda das árvores em vias públicas; iniciativa é realizada pela Prefeitura e universitários, utilizando tecnologia do IPT

Utilizar a tecnologia e garantir a convivência harmônica entre o espaço urbano e o meio ambiente é o objetivo de uma parceria entre a Prefeitura de Guarujá e a Universidade Santa Cecília (Unisanta). A iniciativa resultou no cadastramento de 1.554 árvores em vias públicas, de abril a julho, para monitorar riscos de queda. O inventário é feito por alunos de Biologia com o aplicativo ArBio, criado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT/SP).

A iniciativa é desenvolvida a partir de uma bolsa de estudos para iniciação científica, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), em parceria com a Universidade Santa Cecília. Antes de iniciar o trabalho, os universitários passaram por capacitações sobre arborização.

No ArBio são inseridas diversas informações sobre as árvores. Os alunos contemplados no projeto de iniciação científica recebem da Prefeitura uma ajuda de custo e os materiais necessários para efetuar o cadastramento, como celular, fita métrica, chave de fenda e colete.

Além disso, eles trabalham em duplas para auxiliarem na medição das calçadas, das árvores e na identificação de possíveis fungos. A ação prevê a conclusão do inventário arbóreo da Cidade e monitorar o estado em que as árvores se encontram, a fim de evitar futuras quedas e acidentes.






Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-com-problemas-psiquiatricos-e-encontrado-com-hipotermia-em-area-de-mata-apos-dias-desaparecido

G1 Santos

Homem com problemas psiquiátricos é encontrado com hipotermia em área de mata após dias desaparecido

Segundo a Guarda Muncipal, foi necessário remover uma árvore para ter acesso ao rapaz. Caso aconteceu em Apiaí, no Interior de São Paulo. Homem foi encontrado nesta terça-feira (9) em uma área de mata em Apiaí, no interior de São Paulo, após estar desaparecido há dois dias — Foto: Divulgação/Guarda Civil Municipal de Apiaí Um homem, de 30 anos, que sofre problemas psicológicos e estava desaparecido há dois dias após […]

today11 de agosto de 2022 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%