Reconhecimento é da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, que premiou somente o Município na Baixada Santista
Agora, Guarujá é oficialmente uma ‘Cidade Amiga das árvores’. O selo da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) foi concedido à Ilha de Santo Amaro em 26 de outubro, durante o 1° Fórum Paulista de Arborização Urbana, também promovido pelo Instituto Biológico de São Paulo e apoiadores. Com isso, o Município se torna o único premiado na Baixada Santista.
Para conquistar o reconhecimento, cinco requisitos são fundamentais no cuidado com a “floresta urbana”. Eles consistem em estrutura organizacional, corpo legal, dados censitários, recursos financeiros e atividades de celebração. Outro destaque é que foram beneficiados todos os municípios brasileiros que entraram para o Programa Tree Cities of The World neste ano.
A bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Nanci Papareli, recebeu o título inédito em mãos, e afirma que a certificação reflete o árduo trabalho técnico que a Administração Municipal desenvolve. “O nosso compromisso é buscar, junto à população, soluções para melhorar a arborização urbana. A exemplo, uma das novas políticas públicas é o ‘Programa Cidade Mais Verde’, onde incentivamos o plantio. São ações fundamentais para o crescimento local mais sustentável, impactando, inclusive, em questões globais, como os desafios às mudanças climáticas”, destacou.
Inventário arbóreo
Atualmente, a Prefeitura de Guarujá realiza o cadastramento de árvores no aplicativo ArBio, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT/SP). O levantamento é realizado em parceria com a Universidade Santa Cecília (Unisanta), para a elaboração do inventário arbóreo em vias públicas. Já são mais de 12 mil exemplares mapeados e a meta é a criação do Plano Municipal de Arborização Urbana.
Tree Cities of the World
O Tree Cities of the World é um programa internacional liderado pela Fundação Arbor Day e pela Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações unidas (FAO/ONU). A iniciativa foi lançada em 2019 e atua no reconhecimento de cidades comprometidas em garantir que suas florestas urbanas sejam adequadamente mantidas e gerenciadas de forma sustentável.
Mais de 21 países, como os Estados Unidos, França, México, Peru, Itália, Colômbia e Índia integram o programa. No Brasil, além de Guarujá, cidades como São Paulo, Maringá, Hortolândia e Campo grande também participam. Na prática, todos os membros compartilham e adotam abordagens bem-sucedidas para o manejo do verde urbano, elevando a qualidade de vida da população.
Publicar comentários (0)