São 44 novos conselheiros, sendo 22 eleitos pela sociedade civil e 22 indicados pelo governo municipal
O Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Guarujá conheceu seus 44 novos representantes na tarde da última quinta-feira (14), sendo 22 eleitos pela sociedade civil e 22 indicados pelo governo municipal. Em solenidade realizada no Paço Moacir dos Santos Filho, os conselheiros tomaram posse frente à entidade para atuar no biênio 2023/25. O documento foi assinado pelo prefeito.
Os conselheiros eleitos participaram do processo eleitoral publicado no Diário Oficial do dia 10 de novembro, pela resolução normativa 007/2023. O Conselho realiza diversas ações no Município voltadas à comunidade negra, e anda de mãos dadas com a Prefeitura, por meio da Assessoria de Políticas Públicas Para Igualdade Étnica, Racial e Direitos Humanos, ligada à Secretaria de Comunicação e Relações Sociais (Secom).
O prefeito comemorou o início de um novo ciclo. “É uma tarde importante para todos nós. O Conselho já elaborou diversas leis em Guarujá e isso mostra o quanto a entidade trabalha em prol da comunidade negra. Estou muito feliz em participar desse momento”, pontuou.
Suely de Melo Pastoriza, conhecida como Mãe Danda, deixou o cargo de presidente após dois mandatos. “Faço tudo que posso pelo meu povo e pela Cidade. Encaminhei à Administração um pedido para que haja uma lei municipal que torne a religião africana patrimônio imaterial e cultural de Guarujá. O Município merece contemplar o povo de religião de matriz africana”, contou.
Também participaram da cerimônia o secretário de Esporte e Lazer, o secretário adjunto de Comunicação e Relações Sociais, o assessor de políticas públicas para Igualdade Étnica, Racial e Direitos Humanos, e o superintendente de Assuntos Inter-religiosos.
Novos representantes
Terezinha Lima de Jesus, que já era membro do Conselho da Comunidade Negra, assumiu o cargo de presidente. Ela estará à frente da entidade junto ao vice-presidente, Alberto Santos Paixão e da secretária, Lutimira Araújo Paiva.
A presidente eleita falou sobre o desafio. “Eu, como militante há 20 anos e pela primeira vez presidente, vou trabalhar para que o Conselho alcance ainda mais o povo de Guarujá e que possamos ter qualidade de vida para todos. Como proposta de trabalho para esse biênio, discutiremos políticas públicas para o aprimoramento do tratamento da saúde da população preta”, afirmou.
Cadeira Vitalícia
Ícone da capoeira no Município, Roberto Teles de Oliveira, conhecido como Mestre Sombra foi homenageado com cadeira vitalícia no colegiado. “Sinto muito orgulho, pois vejo que a nossa luta é reconhecida. É um legado que vai sendo eternizado”, comemorou.
Publicar comentários (0)