Prefeitura de Guarujá

Guarujá debate políticas de saúde para população em situação de rua

today15 de agosto de 2023 11

Fundo
share close

Evento contou com palestra de técnicos e especialistas da área direccionada aos profissionais da rede de atenção e cuidado

Pensando em ampliar cada vez mais o acesso da população em situação de vulnerabilidade social aos serviços de saúde disponibilizados pelo programa Consultório na Rua, a Prefeitura de Guarujá promoveu o Fórum “Saúde da População em Situação de Rua e seus Desafios”. O encontro ocorreu nesta terça-feira (15), no Delphin Hotel, e foi alusivo ao Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto.

Conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com a Associação de Valorização do Desenvolvimento Social (AVDS), o evento contou com palestra de técnicos e especialistas da área direcionadas aos profissionais da rede de atenção e cuidado, representantes da rede nacional de Consultórios na Rua, entre outros profissionais.

Para o secretário municipal de Saúde, o evento fortalece a luta da população em situação de vulnerabilidade e fortalece o trabalho já desenvolvido com a modalidade de serviço Consultório na Rua. “Nosso intuito é aprofundar cada vez mais os trabalhos desenvolvidos na atenção primária de saúde, com ações integrais frente às necessidades deste segmento”, destacou.

A professora do Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp) na Baixada Santista, Luciana Togni de Lima Surjus, relata ser uma alegria ver um evento chamado pelo poder público, convocando as pessoas que vivem a situação de rua. Ela também enaltece a participação dos profissionais que trabalham a questão no dia a dia para falar sobre ações que sejam benéficas a este público. “Coloco, desde já, a universidade à disposição para futuras parcerias que possibilitem o avanço de políticas públicas voltadas a essa população”.



Depoimento

Aberto ao público, o evento contou com a participação dos munícipes assistidos pelo equipamento Consultório na Rua. É o caso do Acáccio Bernardo de Lima, de 47 anos. Após um Acidente Vascular Cerebral (AVC), teve como sequela a perda audição e precisou usar aparelho auditivo. “Graças ao aparelho, consigo me comunicar com e entender um pouco o que as pessoas falam. Foi pela equipe do consultório que consegui o aparelho. Eles me acolhem e, quando necessário, me enviam ao médico. É bom saber que tem alguém que se preocupa com você e te trata com respeito”, relatou.

Apoio

O Fórum teve apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Assistência Social, Movimento Nacional pela População de Rua, Fórum Regional dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social da Baixada Santista (FortSuas Baixada Santista), Unifesp, Grupo Diverso Unifesp, Rede Nacional de Consultórios de Rua e na Rua, Fórum Pop Rua Baixada Santista.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

grupamento-de-defesa-ambiental-de-guaruja-resgata-cutia-em-academia

Prefeitura de Guarujá

Grupamento de Defesa Ambiental de Guarujá resgata cutia em academia

O Grupamento de Defesa Ambiental de Guarujá (GDA), da Guarda Civil Municipal (GCM), resgatou uma cutia (Dasyprocta aguti) na tarde da última quinta-feira (10), em uma academia, no bairro da Vila Maia. O bicho entrou por um vão do telhado e caiu no térreo. O animal ficou em um dos cantos do cômodo tentando passar despercebido. Um funcionário da academia acionou o GDA que resgatou o bicho. A cutia não apresentava […]

today15 de agosto de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%