Prefeitura de Guarujá

Guarujá discute ampliação de políticas públicas para comunidade LGBTQIAP+

today7 de março de 2024 4

Fundo
share close

Diversos temas voltados à diversidade sexual foram debatidos em reunião realizada entre o prefeito de Guarujá, e a Comissão Municipal da Diversidade Sexual, instituída pela Prefeitura em 2022

Ampliar políticas públicas voltadas à comunidade LGBTQIAP+ é prioridade em Guarujá. O prefeito Válter Suman discutiu projetos futuros com a Comissão Municipal da Diversidade Sexual (CMDS), como a implantação de um ambulatório de saúde integral para travestis e transexuais recebeu, no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho. O encontro ocorreu na terça-feira (5).

A Prefeitura de Guarujá, em parceria com a CMDS, promove periodicamente diversas ações voltadas à diversidade sexual, responsabilizando-se em fomentar o estudo, debate, pesquisa e despertar da consciência para a realidade e potencialidade da população LGBTQIAP+.

Entre as ações dos últimos anos, estão diversas palestras, podcasts, fóruns, workshops, feiras temáticas, seminários, mutirão de retificação de nome social, semana da diversidade sexual, entre outras. “O objetivo é ouvir as críticas construtivas, as propostas, somar forças para que possamos atender as mais variadas demandas. O importante é ter diálogo. Os conselhos e comissões têm uma força muito grande para o Município”, declarou o chefe do Executivo.

Ambulatório



Ponto alto da reunião, membros da Comissão e representantes do poder público debateram os próximos passos para que seja instalado um ambulatório de saúde integral para travestis e transexuais na Cidade. O Município trabalha na busca de emenda parlamentar para viabilizar o projeto. Além disso, foi debatida a mudança de Comissão para Conselho, que daria maior poder de articulação para o colegiado.

Para o desenvolvimento das projeções, participaram da reunião os secretários municipais de Comunicação e Relações Sociais, Cultura, Desenvolvimento e Assistência Social, além de representante da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Nome social

A Prefeitura de Guarujá, junto à Comissão Municipal da Diversidade Sexual, protagonizou um momento histórico em agosto de 2023. Na ocasião, o prefeito assinou o Decreto 15.169/23, que institui o uso de nome social para travestis e transexuais em serviços públicos do Município.

Com a determinação, todos os atendimentos públicos municipais passaram a se adaptar a novo modelo de atendimento. Nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por exemplo, as pessoas já podem indicar, no momento do atendimento, o nome pela qual se reconheça e se identifique.

CMDS

A Comissão Municipal da Diversidade Sexual é um órgão consultivo e de apoio ao Poder Executivo, instituída pela Prefeitura de Guarujá em maio de 2022, com o objetivo de formular e implantar políticas públicas voltadas à população LGBTQIAP+. Ela está vinculada à Secretaria Municipal de Comunicação e Relações Sociais (Secom).




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

baixada-santista-chega-a-2.420-casos-de-dengue,-mas-so-uma-cidade-segue-decreto-de-emergencia-do-estado

G1 Santos

Baixada Santista chega a 2.420 casos de dengue, mas só uma cidade segue decreto de emergência do estado

A Baixada Santista tem 2.420 casos confirmados de dengue e 10 mortes em investigação. Os dados coletados pelo g1 são do período entre 1º de janeiro e o dia 6 de março e constam no painel de monitoramento da doença do Governo de São Paulo que, devido a alta de diagnósticos positivos, decretou estado de emergência para a dengue. A medida foi publicada no Diário Oficial. Na região, apenas Bertioga […]

today7 de março de 2024 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%