Prefeitura de Guarujá

Guarujá firma parceria para fabricação de órtese de mãos robóticas para criança PCD

today23 de fevereiro de 2024

Fundo
share close

Iniciativa pioneira acontece por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes); aula inaugural é neste sábado (24)

Guarujá vai produzir órteses de mãos para pessoas com deficiência (PCDs), usuárias da rede municipal de saúde. A iniciativa de fabricar mãos robóticas será viabilizada no curso: “Introdução à Tecnologia 3D e Manufatura Aditiva em Saúde”, da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) – Campus Guarujá (Enseada), que vai capacitar, gratuitamente, estudantes de Medicina, Fisioterapia e de Enfermagem. A aula inaugural do curso de extensão acontece neste sábado (24), das 8 às 9 horas, no Auditório da Unaerp Guarujá.

A ação pioneira é uma parceria entre a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), e a Universidade, a partir  do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes). Ao final do curso, a proposta é possibilitar a fabricação de órteses de mão, que deve ser viabilizada ao fim do curso, em prol de uma criança selecionada da comunidade.

A cerimônia da aula inaugural contará com a participação dos alunos, do secretário de Saúde de Guarujá, e autoridades convidadas. Após a solenidade de abertura do curso, o laboratório de Tecnologia Tridimensional e Manufatura Aditiva será inaugurado na sala 12 B.

“Um dos grandes objetivos da interação entre a Prefeitura e as universidades é garantir atualização tecnológica e, principalmente, qualidade no atendimento aos nossos munícipes, que são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca o secretário.



Sobre o curso

A formação abordará recursos como modelagem virtual, manufatura aditiva e realidade aumentada na área da saúde. A capacitação acontecerá em quatro encontros, voltada a 20 estudantes já selecionados.

Eles receberão conhecimentos teóricos e práticos sobre a produção de biomodelos educativos para a utilização, como material de apoio para o auxílio do estreitamento da relação médico-paciente; no planejamento virtual com fins cirúrgicos; e, ainda, a manufatura de próteses, órteses e materiais para realidade aumentada.

Docentes ministrantes

O curso será ministrado pelo médico cirurgião crânio-maxilofacial e cirurgião plástico, Professor Doutor Rodrigo Faria Dornelles, docente da Medicina Guarujá e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, e pela docente convidada da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e idealizadora do projeto Mao3D, Professora Doutora Maria Elizete Kunkel.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cinco-bairros-recebem-acao-de-combate-a-dengue-neste-sabado-(24)-e-domingo-(25)

Prefeitura de Guarujá

Cinco bairros recebem ação de combate à dengue neste sábado (24) e domingo (25)

Agentes de endemias vão percorrer vias dos bairros Santa Rosa, Vila Lígia, Jardim dos Pássaros, Pae Cará e Perequê Em Guarujá, os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti não param. Neste sábado (24) e domingo (25), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), volta com o serviço de nebulização costal em outros cinco bairros do Município. Ação semelhante aconteceu durante o Carnaval, contemplando outras localidades. Neste sábado (24), os agentes […]

today23 de fevereiro de 2024 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%