Sensibilização com profissionais da educação aconteceu no último dia 11, na Escola Municipal Presidente Franklin Delano Roosevelt
A importância da educação ambiental é um tema cada vez mais presente na rede municipal de ensino de Guarujá. Prova disso é que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), iniciou nesta terça-feira (11), um processo de sensibilização com a formação dos Programas Escola Educadora Sustentável e Pertencimento Ambiental. Nesta primeira etapa, a capacitação envolveu os orientadores de ensino que atuam tanto no campo pedagógico, quanto educacional, da rede municipal de ensino, desde a educação infantil (Infantil IV e V) ao ensino fundamental I e II.
O evento aconteceu na Escola Municipal Franklin Delano Roosevelt, no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho. Para apresentar os programas, a Seduc trouxe a diretora de sustentabilidade da Brasil Sustentável Editora, Cláudia Saleme. Na ocasião, ela pontuou o cenário da educação ambiental, trazendo questões como a pandemia, tecnologia, comunicação, inteligência emocional e contextualização ambiental, além de promover dinâmicas acerca dos programas.
A Escola Educadora Sustentável será desenvolvida com os alunos do ensino fundamental I e II. Já o Programa Pertencimento Ambiental tem como público-alvo alunos da educação infantil (Infantil IV e V). As formações com os educadores prosseguirão ao longo deste semestre, para início dos programas nas escolas no próximo semestre. Ao final das ações, um relatório deve ser elaborado, assim como um e-book, destacando as melhores práticas executadas em sala de aula.
“Muito honrada de estar aqui e de sensibilizar esses profissionais do que é educação ambiental, que é uma questão sistêmica. Nosso objetivo é contribuir na mudança de paradigmas e potencialidades dos valores humanos”, comentou Cláudia. Ela explica ainda que as ações têm como base os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
A ação é uma parceria da Secretaria de Educação de Guarujá com a Brasil Sustentável Editora. O Programa Escola Educadora Sustentável é composto por cinco módulos e o Pertencimento Ambiental, tem três módulos, que iniciam agora no mês de maio e contarão ainda, com palestras virtuais e curso EAD.
Publicar comentários (0)