G1 Santos

Guarujá inicia novo cronograma de vacinação para febre amarela

today29 de janeiro de 2023 4

Fundo
share close

Um novo cronograma de imunização para febre amarela será implantado em Guarujá, no litoral de São Paulo, a partir desta segunda-feira (30). A medida foi tomada para se evitar desperdício de doses na cidade.

De acordo com a Prefeitura de Guarujá, podem se vacinar com a primeira dose crianças a partir de 9 meses. A segunda dose é aplicada aos 4 anos. Já os maiores de 5 anos que não tenham registro de imunização também podem se proteger contra a doença com uma dose única.

A cidade recebeu 2 mil doses de vacina contra a febre amarela, sendo que o habitual é trabalhar com 4 mil doses. Um frasco, por exemplo, rende 10 doses. Por isso, a prefeitura montou um esquema de imunização para evitar a perda do imunizante e que as pessoas fiquem sem a vacina até que o abastecimento seja normalizado.



A vacina contra a febre amarela é necessária em caso de viagem para áreas com casos confirmados da doença, por exemplo. A dose deve ser administrada no mínimo 10 dias antes do deslocamento para a área de risco.

Segundo a prefeitura, o município não oferece mais o serviço de confecção do certificado exigido por alguns países. Para obter o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, o interessado deve acessar o site do governo federal, com uma antecedência mínima de 15 dias antes da viagem.

Pele e mucosas amareladas, febre alta e hemorragias são algumas das complicações que a febre amarela pode causar. O vírus é transmitido pela picada de mosquitos infectados e não há transmissão direta de pessoa para pessoa.

A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação, além do risco de reurbanização do contágio em áreas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti. A prevenção de surtos e óbitos depende de ações preventivas, como a vacinação.

Confira o novo esquema de vacinação na Cidade:

  • Segundas e quartas-feiras: Usafas Boa Esperança, Jardim dos Pássaros, Santa Cruz e Perequê
  • Terças e sextas-feiras: UBS Vila Baiana, UBS Morrinhos, Usafa Las Palmas e UBS Pae Cará
  • Quartas e quintas-feiras: UBS Vila Alice US Santa Rosa, Usafa Sítio Conceiçãozinha e Usafa Vila Zila
  • Quinta e terças-feiras: UBS Pernambuco, Usafa Jardim Conceiçãozinha, Usafa Cidade Atlântica e Usafa Vila Edna
  • Sexta e segundas-feiras: Usafa Jardim Brasil, Usafa Jardim Progresso, Usafa Vila Áurea e Usafa Vila Rã

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

sao-vicente-lidera-ranking-de-casos-envolvendo-pipas-na-regiao-em-2022

G1 Santos

São Vicente lidera ranking de casos envolvendo pipas na região em 2022

A cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo, teve a maior quantidade de casos de interrupções de energia causadas por pipas em 2022 na Baixada Santista, segundo um estudo realizado pela CPFL Energia. No levantamento, a empresa considerou cinco cidades da região, no litoral de São Paulo. Um levantamento realizado pela CPFL em suas quatro distribuidoras aponta que 2022 apresentou número recorde de ocorrências. A empresa acredita que, […]

today29 de janeiro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%