Prefeitura de Guarujá

Guarujá investe mais de 25% do orçamento no atendimento em Saúde

today16 de fevereiro de 2024 1

Fundo
share close

A informação foi passada durante reunião entre o prefeito e o Conselho Municipal de Saúde, no Paço Moacir dos Santos Filho

Dos mais de 287 mil habitantes de Guarujá, conforme último Censo, 271 mil utilizam os serviços da rede municipal de saúde. Para atender toda a demanda, a Prefeitura não mede esforços e aplica 26% do Orçamento Municipal na política pública de Saúde, investindo 11% a mais do que é preconizado pela Constituição Federal, que prevê a destinação de 15% do Tesouro Municipal.

Para tratar desse e demais assuntos relacionados ao atendimento à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) na Cidade, o prefeito de Guarujá, recebeu os membros do Conselho Municipal de Saúde no Paço Moacir dos Santos Filho, na manhã da última quinta-feira (15).

O chefe do Executivo pontua que a Saúde é o ‘calcanhar de Aquiles’ de qualquer gestor. “Temos uma população em que 90% depende da rede municipal de saúde. Por isso, nosso dever é darmos a atenção que os munícipes precisam. Esta é uma Secretaria desafiadora e vocês, conselheiros, são também fiscalizadores”.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Carlos Simões, aproveitou a oportunidade para falar da importância de manter o diálogo com a Secretaria de Saúde. “A aproximação com a Secretaria é fundamental. E o papel do Conselho é este: trabalhar junto e, também, verificando o que não está legal, para melhoria do sistema”.



Atendimento em Saúde é prioridade

O secretário municipal de Saúde, relatou que o Município não tem medido esforços para garantir os investimentos. “A Saúde sempre foi uma prioridade para o prefeito. O Município deveria, obrigatoriamente, destinar 15% do seu orçamento em saúde, mas efetivamente os gastos em saúde totalizaram 26% do orçamento em 2023”, conta.

O titular da pasta fez um balanço referente ao segundo quadrimestre de 2023. O conteúdo reuniu serviços, aplicação de recursos, despesas, folha de pagamentos, fornecedores, volume de atendimentos, insumos e materiais, de todos os serviços disponíveis na rede municipal.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

chip,-apontado-como-assassino-de-pm-da-rota,-passa-por-2a-audiencia-e-tem-prisao-temporaria-decretada-litoral-de-sp

G1 Santos

Chip, apontado como assassino de PM da Rota, passa por 2ª audiência e tem prisão temporária decretada litoral de SP

A sessão ocorreu no início da tarde desta sexta-feira. Após a audiência de custódia, segundo o advogado de defesa, Eduardo Jorge, Kaique foi ouvido pela Polícia Civil e liberado para ser direcionado para uma unidade prisional. O presídio para onde será levado ainda não foi divulgado. “Agora, a gente vai entrar no caso, analisar todo o contexto processual para fazer a defesa dele”, disse o advogado. Segundo a defesa de […]

today16 de fevereiro de 2024

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%