Prefeitura de Guarujá

Guarujá investe na educação especial e lança espaço inédito para alfabetização

today4 de agosto de 2023 7

Fundo
share close

A ‘Sala de Transição’ é um projeto piloto da Prefeitura que prioriza a inclusão social e o apoio especializado na rede municipal de ensino

Aprender a ler e escrever é um dos pontapés essenciais para uma vida plena, saudável e com o mínimo de autonomia. Sabendo disso, a Prefeitura de Guarujá lançou a ‘Sala de Transição’, um projeto piloto da rede municipal de ensino para ofertar acompanhamento personalizado aos estudantes com deficiência que ainda não estão alfabetizados. O investimento inédito faz parte das políticas públicas para garantir o acesso de todos à educação.

Inicialmente, a proposta é desenvolvida na Escola Municipal Franklin Delano Roosevelt, no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho. As atividades começaram nesta semana, com nove alunos pré-selecionados.  O foco é direcionado aos estudantes com deficiência intelectual que mais tem dificuldade no processo de alfabetização. Todos têm atendimento individualizado com três especialistas, além de uma profissional de apoio.

Na prática, as crianças estão tendo a oportunidade de avançar em Língua Portuguesa e Matemática explorando as inteligências múltiplas, como habilidades visuais, sensoriais, corporais, entre outras. Os recursos incluem jogos, música e muito mais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), responsável pelo planejamento pedagógico de mais de 34 mil estudantes, a estratégia inovadora visa que todos absorvam o conteúdo ministrado em classe sem interferir na socialização. Para que o objetivo seja alcançado, quem passar pela ‘Sala de Transição’ diariamente também terá duas horas de aula regular para acompanhar as demais disciplinas, além do recreio, junto de todos os colegas.



Interação diferenciada num só lugar

A ‘Sala de Transição’ foi projetada exclusivamente para a alfabetização de até 12 estudantes com deficiência intelectual. Ela possui diversas cores, jogos e interações para fortalecer a troca de forma lúdica, entre professor e aluno, nessa que é uma das etapas mais importantes da Primeira Infância.

O pequeno Angelo Miguel, de 10 anos, que também tem deficiência auditiva, mostra o avanço em Matemática. “Nessa lição tem muitos cachorrinhos diferentes. Uma família tem quatro, outra 12 e assim vai. Aqui também aprendo a fazer libras, ser legal e comer direitinho”, comemora o garotinho.

Já Andressa Vitória, de 9 anos, conta que gostou bastante do novo espaço. “A tia Anélia me ajudou com os jogos das vogais e já aprendi até a ler algumas palavras novas, como avião, banana, cachorro, dado e escova”, diz a aluna.

Todos aprovam

As profissionais que atendem os estudantes pré-selecionados destacam que os pais e responsáveis aprovaram o projeto por unanimidade. Uma reunião marcou a apresentação da proposta, onde dúvidas e sugestões puderam ser compartilhadas.

Para a professora especialista em deficiência intelectual, Kátia Lamas, atuante na rede municipal de ensino de Guarujá há 36 anos, a ‘Sala de Transição’ simboliza esperança. “Vamos conseguir ensinar muito melhor, sem comprometer o rendimento de nenhum estudante. E não tem recompensa maior que contribuirmos para a autonomia de suas necessidades básicas”, destaca a profissional.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-lanca-3o-relatorio-de-cumprimento-a-metas-da-onu

Prefeitura de Guarujá

Guarujá lança 3º relatório de cumprimento à metas da ONU

Relatório de Acompanhamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) está disponível on-line para todos os munícipes A Prefeitura de Guarujá lança o 3º Relatório de Acompanhamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), disponível para todos os munícipes no site https://www.guaruja.sp.gov.br/ods/. As metas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Organização das Nações Unidas (ONU), que são um apelo para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e promover o […]

today4 de agosto de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%