Prefeitura de Guarujá

Guarujá lança plataforma que monitora descarte irregular de lixo

today31 de janeiro de 2024 4

Fundo
share close

A ferramenta virtual é colaborativa e funciona a partir do registro de ocorrências dos munícipes; Cidade é pioneira na tecnologia

A Prefeitura de Guarujá lança uma plataforma colaborativa de referenciamento geográfico online. Na prática, o munícipe registra ocorrências de descarte irregular de lixo em qualquer ponto da Cidade. A ferramenta de mapeamento é pioneira na Baixada Santista e foi criada a pedido da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pode ser acessada no link https://encurtador.com.br/euL59.

O site conta com uma imagem de satélite de Guarujá como plano de fundo. A partir disso, com o mouse sobre o mapa, é possível marcar um ponto onde haja descarte irregular de resíduos. Ao selecionar, o munícipe tem acesso a um formulário para detalhar a denúncia, como tipo de resíduo, local de descarte, endereço, ponto de referência e até a possibilidade de incluir fotos e outros documentos comprobatórios.

A reunião dos dados será utilizada no Plano Municipal de Combate ao Lixo no Mar, que também auxiliará na gestão de resíduos em áreas urbanas. Após os diagnósticos, a Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Seurb) poderá utilizar a plataforma para realizar a limpeza dos locais indicados, junto ao reforço da fiscalização. O mecanismo foi criado pela empresa Geopixel.

Crime ambiental



O descarte irregular de lixo e entulho na Cidade é considerado crime ambiental, passível de multa, de acordo com a legislação municipal. Esta medida consta no Decreto 14.503/21, de setembro de 2021, que regulamenta a Lei 4.469/2019. O decreto também autoriza o Poder Executivo a multar quem descumprir a norma.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: arthur.pinho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prefeito-de-guaruja-empossa-conselho-de-direitos-do-idoso-eleito-para-novo-bienio

Prefeitura de Guarujá

Prefeito de Guarujá empossa Conselho de Direitos do Idoso eleito para novo biênio

São 18 membros titulares, entre representantes da sociedade civil e Administração Municipal; mesa diretiva também foi instituída O prefeito de Guarujá deu posse na última terça-feira (30), aos 18 novos membros e suplentes eleitos para o Conselho Municipal de Direitos do Idoso, durante o biênio de 2024 a 2026. A equipe de trabalho é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) e representa, igualmente, 50% do poder público […]

today31 de janeiro de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%