Prefeitura de Guarujá

Guarujá mantém leitos públicos de UTI covid-19 zerados por 10 dias consecutivos

today24 de janeiro de 2023 37

Fundo
share close

A Secretaria de Saúde avalia que o resultado reflete a eficácia da cobertura vacinal, que deve ser intensificada com as doses de reforço

Os leitos públicos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para casos de covid-19 estão sem ocupação desde o último dia 14 de janeiro. A Prefeitura de Guarujá comemora a marca de zero pacientes por 10 dias consecutivos e atribui a conquista ao trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. As ações de prevenção e enfrentamento à pandemia, sobretudo na ampliação da cobertura vacinal na Cidade, são pontos estratégicos da ação.

Ocupação máxima

A Secretaria de Saúde faz um comparativo, quando Guarujá sofreu a alta na ocupação de leitos públicos por casos de covid-19 em abril de 2021, período considerado o pico de internações da pandemia. A maior taxa de internações foi em 2 e 3 de abril daquele ano. No primeiro dia, eram 258 pacientes internados, sendo 69 em UTI e 189 na enfermaria. Já no segundo dia, 75 munícipes na UTI e 180 na enfermaria.

A média percentual, à época, bateu recordes, chegando 82% no quadro geral, sendo 100% na UTI e 75% na enfermaria. Já há um ano, em 23 de janeiro de 2022, Guarujá tinha 27 pessoas internadas em leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 14 em UTI e 13 na enfermaria, o equivalente a ocupação média de 79%. Em exatos 12 meses, o índice caiu a zero.



Imunização

A queda é o reflexo do avanço da imunização entre a população adulta, com 100% dos munícipes imunizados com a primeira dose, 96% com a segunda aplicação, 74% com a primeira dose de reforço (terceira dose) e 23% com a quarta aplicação. Em relação aos adolescentes, a Cidade bateu recorde e ultrapassou a meta estipulada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), chegando em 139% na primeira dose e 100% na segunda.

Já a imunização infantil, das crianças de 3 a 11 anos, atingiu 71% com a primeira aplicação e 46% com e segunda dose. E, no mês passado, o Município iniciou a vacinação de bebês de 6 meses a menores de 3 anos.

Legado: Duplicação de leitos permanentes

A Prefeitura ampliou em 100% a quantidade de leitos permanentes de UTI no Hospital Santo Amaro, passando de 20 para 40, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A conquista é resultado de uma luta de 10 anos na Cidade e supera o preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que estabelece a proporção de um leito para cada 10 mil habitantes.

A partir do arrefecimento da pandemia no que se refere à ocupação hospitalar, a Prefeitura destinou os leitos não mais utilizados neste fim para outras patologias. Os leitos permanentes de UTI tiveram a efetivação da habilitação pelo Ministério da Saúde, que custeia o atendimento, e também recebe recursos complementares da Secretaria Municipal de Saúde.

Postos de Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza 20 postos de vacinação instalados nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. A Secretaria alerta que os munícipes precisam continuar tomando as doses de reforço e levando as crianças para serem vacinadas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

lula-nao-mede-suas-palavras-e-ofende-parte-da-populacao

Pleno News

Lula não mede suas palavras e ofende parte da população

HomeOpiniãoMarco FelicianoLula não mede suas palavras e ofende parte da população Empresário “não ganha muito dinheiro, porque ele trabalhou; ele ganha muito dinheiro, porque os trabalhadores dele trabalharam” Marco Feliciano - 24/01/2023 10h01 Luiz Inácio Lula da Silva Foto: EFE/André Borges Os socialistas marxistas mantêm suas teorias destruidoras das bases da sociedade – que se mantém há milênios – como a do patrão opressor explorador e a do trabalhador coitadinho […]

today24 de janeiro de 2023 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%