Iniciativa começou em 2019, com um morador local; hoje, esporte é gratuito para mais de 70 crianças do bairro
Dezenas de crianças do Sítio Conceiçãozinha têm acesso ao esporte. Isso porque aulas de jiu-jítsu acontecem semanalmente no bairro, por meio do Projeto D’Kebrada. A ação acontece desde 2019, ampliando oportunidades aos jovens e com o apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
São mais de 70 crianças que participam das aulas. Todas elas são moradoras do Sítio Conceiçãozinha. Elas são divididas em vários horários de acordo com a faixa etária. As aulas acontecem as terças, no período da tarde, além de segundas, quartas e sextas-feiras, no período da noite. Aulas de capoeira também são ministradas, as terças e quintas-feiras à noite.
O professor, Everson Santos, conhecido como Lilio, de 41 anos, foi o idealizador do Projeto. Ele é nascido e criado no bairro. Participou de projetos sociais esportivos quando criança, como capoeira e, depois, o jiu-jítsu: “Acho que projetos salvam crianças de possíveis desvios na vida. Tentamos mostrar que existe um caminho por meio do esporte”, explica.
Lilio é agente comunitário de saúde, e ganhou a ajuda de Izabel Seki, de 34 anos. Ela é faixa preta de jiu-jítsu, graduada em Educação Física e funcionária na área da saúde da Prefeitura de Guarujá desde setembro do ano passado. Todas as terças-feiras, ela transforma a vida de jovens por meio das aulas de jiu-jítsu. ‘É gratificante ver essas crianças felizes e praticando esportes. Fazemos tudo com muito amor, pois sabemos que o esporte muda vidas”, afirma Izabel.
O amor ao trabalho desenvolvido reflete nas crianças. Guilherme Gomes Macedo, de 11 anos, é aluno do Projeto desde o início. Ele já participou de muitas competições, conquistando várias medalhas: “Gosto muito das aulas dos professores Lilio e Izabel. Sempre nos levam para lutar em outras cidades e é bem divertido”, conta.
Publicar comentários (0)