Prefeitura de Guarujá

Guarujá promove palestra sobre protagonismo negro para orientadores e técnicos de educação

today21 de novembro de 2022 15

Fundo
share close

“Trajetória do Africano em Território Brasileiro” explicou as contribuições da etnia negra

na construção do País, com apresentações musicais

 Contribuindo para o respeito entre todos e difusão do conhecimento, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou no último dia 16, a palestra “Trajetória do Africano em Território Brasileiro”. A iniciativa abordou o empoderamento e importância do povo negro no desenvolvimento econômico, social e cultural do Brasil.

O evento, que contou com a parceria da editora Baobá Educacional ocorreu no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Jardim Tejereba) e envolveu orientadores e técnicos da Seduc, além de assistentes de alfabetização.

A palestra foi ministrada pelo professor e renomado pesquisador da historiografia africana, Natanael dos Santos, que é fundador e coordenador de pesquisas do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro de Unicamp e também coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa da Faculdade Zumbi dos Palmares- SP.



O palestrante iniciou a conversa falando sobre o bullying que sofreu durante sua infância e juventude, enfatizando como o estudo e informação sobre as origens, costumes, língua, roupas e história do povo africano resgatou o seu orgulho em ser negro.

“Nossa proposta é mostrar algo diferente e só com a cooperação de todos conseguimos ensinar que somos da raça humana, mas de etnias diferentes. Racismo se combate com informação e cultura”, disse Natanael.

Houve também a participação do Quinteto Liberdade, que tocou músicas típicas da cultura africana na língua Iorubá, explicando a origem dos instrumentos utilizados. Os convidados também puderam conhecer e vivenciar o ritmo Ijexá ao final do encontro.

A gerente de Projetos Educacionais da Seduc, também enfatizou a importância de discutir o tema em sala de aula. “Por meio dessa conversa, desenvolvemos formas efetivas de passar esse conhecimento para nossos alunos, que precisam dessas referências para seu empoderamento”, afirmou.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

vestibulinho-da-em-1o-de-maio-acontece-nesta-segunda-feira,-com-mais-de-1.400-inscritos

Prefeitura de Guarujá

Vestibulinho da E.M. 1º de Maio acontece nesta segunda-feira, com mais de 1.400 inscritos

Prova será realizada em três escolas municipais: 1º de Maio; Myriam Terezinha e Franklin Delano Roosevelt Nesta segunda-feira, mais de 1.400 inscritos farão a prova do vestibulinho para os cursos técnicos da Escola Municipal 1º de Maio (Jardim Boa Esperança). A prova vai acontecer às 20 horas, em três escolas da rede municipal de ensino (confira os locais abaixo), conforme curso desejado. No último dia 5, o Diário Oficial do […]

today21 de novembro de 2022 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%