“Trajetória do Africano em Território Brasileiro” explicou as contribuições da etnia negra
na construção do País, com apresentações musicais
Contribuindo para o respeito entre todos e difusão do conhecimento, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou no último dia 16, a palestra “Trajetória do Africano em Território Brasileiro”. A iniciativa abordou o empoderamento e importância do povo negro no desenvolvimento econômico, social e cultural do Brasil.
O evento, que contou com a parceria da editora Baobá Educacional ocorreu no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Jardim Tejereba) e envolveu orientadores e técnicos da Seduc, além de assistentes de alfabetização.
A palestra foi ministrada pelo professor e renomado pesquisador da historiografia africana, Natanael dos Santos, que é fundador e coordenador de pesquisas do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro de Unicamp e também coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa da Faculdade Zumbi dos Palmares- SP.
O palestrante iniciou a conversa falando sobre o bullying que sofreu durante sua infância e juventude, enfatizando como o estudo e informação sobre as origens, costumes, língua, roupas e história do povo africano resgatou o seu orgulho em ser negro.
“Nossa proposta é mostrar algo diferente e só com a cooperação de todos conseguimos ensinar que somos da raça humana, mas de etnias diferentes. Racismo se combate com informação e cultura”, disse Natanael.
Houve também a participação do Quinteto Liberdade, que tocou músicas típicas da cultura africana na língua Iorubá, explicando a origem dos instrumentos utilizados. Os convidados também puderam conhecer e vivenciar o ritmo Ijexá ao final do encontro.
A gerente de Projetos Educacionais da Seduc, também enfatizou a importância de discutir o tema em sala de aula. “Por meio dessa conversa, desenvolvemos formas efetivas de passar esse conhecimento para nossos alunos, que precisam dessas referências para seu empoderamento”, afirmou.
Publicar comentários (0)