G1 Santos

Guarujá promulga lei que regulamenta aposentadoria de servidor com deficiência

today27 de outubro de 2022 17

Fundo
share close

A minuta da legislação foi elaborada pela presidência da GuarujáPrev, autarquia responsável pelo regime próprio de previdência dos servidores públicos municipais, após ser discutida pelos integrantes dos conselhos de administração e fiscal da instituição.

O documento foi encaminhado à administração municipal, que propôs o projeto de Lei à Câmara Municipal. A lei complementar trata de diversas questões envolvendo a autarquia.

A regulamentação do benefício buscou estabelecer critérios especiais ajustados com a regra geral e outras legislações existentes no Brasil, como as que regem os benefícios do INSS.



Com a promulgação da Lei Complementar 311/2022, o servidor com deficiência pode ser aposentado voluntariamente por tempo de contribuição ou por idade.

Para aposentadoria por tempo de contribuição especial do servidor com deficiência, o tempo vai de 20 a 33 anos, com diferenciações para homens de mulheres, a depender do enquadramento da deficiência, se cumprido tempo mínimo de 10 anos de efetivo exercício de serviço público e 5 anos no cargo efetivo, mediante avaliação biopsicossocial de equipe multidisciplinar e interdisciplinar.

Já a aposentadoria por idade especial do servidor deficiente, fica estabelecida a idade de 55 anos para mulher e 60 para homens, independentemente do grau de deficiência, desde que haja cumprimento do tempo mínimo de contribuição de 15 anos, comprovada a existência de deficiência durante igual o período.

De acordo com a lei, para o reconhecimento do direito à aposentadoria especial, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que com interação com diversas barreiras podem obstruir participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com demais pessoas.

O cálculo dos proventos da aposentadoria por tempo do servidor com deficiência será feito pela totalidade da média. Já a aposentadoria por idade e tempo de contribuição, por valores proporcionais ao tempo de contribuição.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

assaltante-detido-pela-pm-duas-vezes-em-menos-de-um-mes-e-preso-em-flagrante-apos-terceiro-roubo-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Assaltante detido pela PM duas vezes em menos de um mês é preso em flagrante após terceiro roubo no litoral de SP

Nicolas Patrick de Souza, de 25 anos, foi detido pela Polícia Militar duas vezes e liberado na delegacia após roubar lojas e abordar clientes e funcionários em Santos, no litoral de São Paulo. Ao cometer um terceiro crime, ele foi preso em flagrante por roubo. Segundo informações obtidas pelo g1 nesta quinta-feira (27), Nicolas agia junto com um comparsa, que também foi preso. De acordo com a Polícia Militar (PM), […]

today27 de outubro de 2022 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%