Prefeitura de Guarujá

Guarujá realiza conscientização em condomínios para o Censo do IBGE

today5 de setembro de 2022 22

Fundo
share close

Entrevista e os dados são sigilosos, criptografados no dispositivo de coleta e os números apenas divulgados em formato estatístico, a não permitir localização de nenhum domicílio ou condomínio

Os recenseadores do IBGE têm encontrado resistência para fazer a coleta de dados do Censo 2022 nos condomínios em Guarujá. Para reverter a situação, a equipe tem realizado campanhas de conscientização sobre os protocolos de segurança e a importância do levantamento. O Censo teve início no dia 1º de agosto em todo País.

A Lei Federal 5.534/68, Art. 1º, Parágrafo Único, determina que todos os residentes em solo brasileiro devem responder ao IBGE. As entrevistas e os dados são sigilosos, criptografados no dispositivo de coleta e os números apenas divulgados em formato estatístico, percentual, com cortes de maneira a não permitir localização de nenhum domicílio ou condomínio.

A pesquisa conta com 26 perguntas e dura em torno de 15 minutos. Nos condomínios, o responsável pelo agendamento do Censo é o sindico. Ele precisa reservar uma data e organizar uma área comum (salão de festas, recepção) para que os moradores possam responder ao questionário. Não há necessidade dos técnicos entrarem nos apartamentos. Os agendamentos podem ser realizados também aos sábados.

Além disso, a Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), em parceria com o IBGE, preparou vários materiais informativos para auxiliar as administradoras e síndicos.



Como identificar o recenseador

Para segurança dos moradores, os técnicos trabalham uniformizados, possuem colete azul marinho com o logo do IBGE, além de boné e bolsa da mesma cor. Eles utilizam um dispositivo móvel de coleta (DMC), semelhante a um smartphone na realização da pesquisa. Além disso, contam com um crachá  onde consta foto e um QRcode para conferir a identificação.

O síndico ou porteiro podem identificar o recenseador apontando a câmera do celular para o QRCode. Depois é só ligar na central do IBGE – 0800 7218181 e  informar a matrícula, RG ou CPF do recenseador. É possível fazer a checagem pelo site www.respondendo.ibge.gov.br.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

relatorio-da-onu-acusa-china-de-“graves-violacoes”-contra-uigures

Gospel Prime

Relatório da ONU acusa China de “graves violações” contra uigures

Recentemente, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos divulgou um relatório de 46 páginas documentando questões de direitos humanos na Região Autônoma de Xinjiang Uigur, na China. “Graves violações dos direitos humanos foram cometidas no XUAR no contexto da aplicação do governo de estratégias contra o terrorismo e contra o extremismo”, afirmou o relatório. Sendo assim, o relatório diz que esses padrões de restrições são caracterizados por […]

today5 de setembro de 2022 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%