A classificação é concedida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente
A Prefeitura de Guarujá foi premiada com a certificação Programa Município Verde Azul (PMVA). Em dez anos, a Cidade aumentou 20 pontos no ranking classificatório, saltando de 64,44 em 2012 para 84,26 em 2022. A cerimônia de entrega do prêmio para o Ciclo PMVA 2021 será em 24 de agosto, às 9 horas, na Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Avenida Professor Frederico Hermann Júnior, 345 – Pinheiros, em São Paulo).
O programa é realizado há 15 anos e Guarujá atinge a sua maior nota na série histórica. A pontuação de 84,26 pode até aumentar, já que a Cidade ainda aguarda a entrega das notas automáticas. Para ser classificado o Município precisaria atingir 80 pontos e Guarujá é certificada pelo segundo ano consecutivo. A premiação é concedida pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente e o programa é referência nacional.
A iniciativa tem como meta auxiliar e estimular as cidades paulistas na aplicação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. Os programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) sobre cada tema são avaliados de forma criteriosa pela equipe de certificadores do PMVA.
As diretivas norteadoras para a certificação de Guarujá são itens da agenda local, como município sustentável, estrutura e educação ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, Conselho Ambiental, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.
Mais recursos
A premiação do Município Verde/Azul assegura que a Cidade está habilitada para receber verbas estaduais para mais investimentos e aplicação em políticas públicas de cunho sustentável. Com o auxílio da nota do PMVA, a Defesa Civil de Guarujá também foi certificada. O documento reconhece a boa gestão ambiental do Município e possibilitou à Prefeitura de Guarujá, devido à premiação, a preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).
Publicar comentários (0)