Prefeitura de Guarujá

Guarujá reduz dengue e chikungunya em 98% e aumenta salário de agentes de endemias

today10 de outubro de 2022 11

Fundo
share close

Salário dos profissionais foi equiparado ao piso nacional da categoria

Guarujá reduziu os casos de dengue e chikungunya em 98% em relação ao ano passado. Paralelamente, a Prefeitura equiparou o salário dos agentes de controle de endemias ao piso nacional da categoria. As conquistas foram comemoradas pelo prefeito, em evento de celebração da Secretaria Municipal de Saúde na quinta-feira (6). A iniciativa reuniu cerca de 100 agentes de controle de endemias no Teatro Municipal Procópio Ferreira.

O evento contou com a participação do titular da pasta; a secretária-adjunta; o secretário municipal Gestão Administrativa; o superintendente de Vigilância em Saúde; e a coordenadora do Controle de Endemias.

As autoridades municipais ressaltaram a importância dos agentes nos territórios, orientando a população sobre dengue, chikungunya, leptospirose, leishmaniose e outras doenças. “As minhas raízes são de médico da família e também intensivista no Hospital Santo Amaro. É triste ver um paciente ir a óbito, sobretudo por dengue hemorrágica ou leptospirose. O trabalho de vocês, na ponta, reflete em indicadores e não parou na pandemia porque optamos por ser cuidadores de gente e salvar vidas”, enfatizou o prefeito.

Queda de quase 100%



De janeiro a setembro de 2021, o Município registrou 3.729 casos confirmados de chikungunya. No mesmo período deste ano, o total foi de 28 casos. A queda percentual é de 99,2%. Também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue também registrou diminuição expressiva, saindo de 2.028 casos para 52, um índice de 97,5%. A média da redução entre as duas doenças é de 98%.

A Secretaria de Saúde de Guarujá comemora o avanço, sobretudo no ano em que o índice larvário é o maior da série histórica, com 14,5. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) é o indicador para possibilidades de surto de dengue e estimava cerca de 50 mil casos entre dengue e chikungunya e a Superintendência de Vigilância em Saúde intensificou suas ações.

Os agentes tiveram o reforço de 30 novos profissionais que foram convocados, a colaboração de agentes comunitários de Saúde e do Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios (Seeclag) Guarujá, que facilitou o acesso aos condomínios. O Município recebeu apoio da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), do Governo Estadual, que enviou um veículo de apoio e readequou o fornecimento da quantidade de larvicida.

Valorização salarial

A Prefeitura de Guarujá equiparou o salário dos agentes comunitários de Saúde (ACSs) e agentes de controle de endemias ao piso nacional da categoria, pela Lei Complementar 309/2022. Haverá os reajustes referentes aos meses de julho e outubro e serão calculados pagamentos retroativos. O valor inicial pago era de R$ 2.188,00. Com a equiparação ao piso nacional, o ACS e o agente de controle de endemia passam a ter o piso de R$ 2.424,00.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

concurso-publico-nacional-do-ogmo-santos-e-suspenso-por-irregularidade-no-caderno-de-respostas,-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Concurso público nacional do Ogmo santos é suspenso por irregularidade no caderno de respostas, no litoral de SP

Prova aconteceu neste domingo (9) na Baixada Santista. Concurso público do Ogmo tem problemas no caderno de resposta e candidatos não finalizam a prova, no litoral de São Paulo — Foto: Arquivo Pessoal O concurso público do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) que aconteceu neste domingo (9), em várias cidades do litoral de São Paulo, foi paralisado após divergências entre a quantidade de questões na prova e do […]

today9 de outubro de 2022 54

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%