Prefeitura de Guarujá

Guarujá representa América do Sul com quatro embaixadores mundiais da IUCN

today5 de janeiro de 2023 11

Fundo
share close

Guarujenses compõem o seleto grupo de 18 embaixadores do Planeta e foram escolhidos após o Congresso Mundial da Natureza, na França

Guarujá representa a América do Sul e tem quatro dos 18 embaixadores mundiais do programa “Panorama pela Conservação do Mundo”, desenvolvido pela organização civil International Union for Conservation of Nature (IUCN). O secretário municipal de Meio Ambiente, o secretário adjunto, o superintendente de Pesquisas e Meio Ambiente Urbano, e a gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Guararu são os quatro embaixadores brasileiros da IUCN.

A instituição é ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e a Cultura (Unesco). O Município foi reconhecido pela gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Guararu. A escolha é resultado da apresentação do case de sucesso sobre a APA Serra do Guararu no Congresso Mundial da Natureza, promovido ano passado pela IUCN, em Marselha, na França.

Durante o Congresso Mundial foi lançada a Rede Panorama e feito o convite para participação dos quatro guarujaenses, empossados embaixadores. A rede Iclei reconheceu a APA Serra do Guararu como modelo de gestão ambiental pela unidade sustentável de preservação do ecossistema e permissão do uso público de comunidades tradicionais.

A IUCN é responsável pelas publicações científicas e acadêmicas sobre extinções na flora e fauna e seus catálogos são utilizados como bibliografia nos debates sobre mudanças climáticas. A instituição reconheceu o potencial da APA Serra do Guararu por suas características.



A APA

O território fica na região do Rabo do Dragão e possui mais de 25 quilômetros quadrados de extensão. O território abriga remanescentes de Mata Atlântica com florestas, manguezais e restinga e comunidades tradicionais caiçaras.

A APA de Guarujá é o primeiro projeto brasileiro publicado na plataforma da Rede Panorama, o que permite a visibilidade internacional da iniciativa. Com a divulgação, o projeto de governança e gestão da APA pode servir de referência para outros países.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

principe-harry-diz-que-william-o-derrubou-no-chao-por-causa-de-meghan

G1 Mundo

Príncipe Harry diz que William o derrubou no chão por causa de Meghan

A altercação entre os irmãos, filhos do rei Charles III, está detalhada no livro de Harry "Spare", que deve ser publicado em 10 de janeiro, disse o Guardian, afirmando que obteve uma cópia vazada apesar da segurança rigorosa. De acordo com o Guardian, a disputa de 2019 na casa de Harry em Londres surgiu depois que William chamou Meghan de "difícil", "rude" e "abrasiva", o que Harry disse soar como […]

today5 de janeiro de 2023 20

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%