Prefeitura de Guarujá

Guarujá retira mais de 100 toneladas de plástico das ruas  

today21 de dezembro de 2023 13

Fundo
share close

Conquista faz parte dos esforços da Prefeitura, Ong Espaço Urbano e população

Em Guarujá, 101 toneladas de plástico ganharam um novo destino, a partir de uma parceria que soma quase dois anos de sucesso. A Prefeitura e a Organização Não Governamental (Ong) Espaço Urbano desenvolvem o Programa ‘Reciclou, Ganhou!’, possibilitando a troca de resíduos por alimentos, brinquedos, moedas sociais, entre outros, enquanto ajuda o meio ambiente.

A iniciativa virou política pública em 23 de junho de 2022, quando foi sancionada a Lei Municipal 5.031/22. Com isso, Guarujá garante a implantação e manutenção de Eco Lojas, iniciativas de educação ambiental, workshops de gestores públicos e cursos de capacitação. Os espaços são geridos com o apoio direto dos moradores e, atualmente, estão distribuídas em 14 bairros.

O programa já capacitou mais de 400 agentes ambientais, com direito à certificação, para atuarem nos 52 quiosques sustentáveis espalhados por Guarujá. Além disso, 3,2 milhões de embalagens plásticas tiveram destinação correta após o consumo e foram criados 17 negócios sociais no período. A empreitada teve rápido avanço e é possível destacar que inúmeros bairros já não possuem mais resíduos espalhados nas vias.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Sousa, ressalta o crescimento do programa e atribui o fato às Eco Lojas serem montadas para atender a demanda do bairro, sendo um chamariz para os moradores e turistas. “Cada local possui uma necessidade específica. Por exemplo, alguns bairros possuem Eco Lojas para alimentos. Já outros, de artigos esportivos. O ‘Reciclou, Ganhou!’ tem grande impacto, já que conseguimos ver o lixo sumindo das ruas”, comemora o titular da pasta.



Sítio Conceiçãozinha engajado

O bairro Sítio Conceiçãozinha, em Vicente de Carvalho, é exemplo de sustentabilidade. Duas campanhas de retirada de plástico foram realizadas nos meses de setembro e novembro. Ao todo, foram recolhidas mais de duas toneladas de resíduos. As iniciativas, que fazem parte do projeto Eco Comunidade, liderado pelo Centro Comunitário Conceiçãozinha, duraram quatro horas e contaram com uma força-tarefa que reuniu moradores, agentes da Ong Espaço Urbano, membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e outros parceiros.

Geração de renda para os cooperados

Na prática, todo o montante de plástico recolhido gera renda para três cooperativas locais: Mundo Novo, Cooperben e Recicla Mais. Isso porque, periodicamente, os recicláveis são destinados às entidades parceiras, que ficam responsáveis pelo retorno do material à rede de logística reversa.

Recicla, Guarujá

Os resultados expressivos das iniciativas integram o Programa ‘Recicla, Guarujá’, que vislumbra melhorias contínuas de coleta seletiva e destinação final dos resíduos. Dentro dele, atualmente estão à frente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e a Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano, que contam com o apoio da Rede pela Circularidade do Plástico e o Instituto Novos Sonhos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

quadrilha-e-presa-apos-sequestrar-caminhoneiro-e-saquear-carga-em-comunidade-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Quadrilha é presa após sequestrar caminhoneiro e saquear carga em comunidade no litoral de SP; VÍDEO

Uma quadrilha foi presa após saquear um caminhão carregado com laticínios em São Vicente, no litoral de São Paulo. Eles abordaram o motorista no bairro Catiapoã e o fizeram dirigir até o México 70, onde dezenas de pessoas roubaram os produtos avaliados em R$ 5 mil. As imagens obtidas pelo g1 nesta quinta-feira (21) mostram a ação (veja acima). De acordo com o Boletim de Ocorrência, o motorista relatou aos […]

today21 de dezembro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%