Prefeitura de Guarujá

Guarujá sediará treinamentos para Operação Chuvas de Verão, a partir desta quarta-feira

today17 de outubro de 2023

Fundo
share close

Oficina presencial tem com objetivo especializar os agentes municipais de proteção e defesa civil para atuação nas ocorrências típicas do período chuvoso

Guarujá sediará nesta quarta (18) e quinta-feira (19), os treinamentos da Operação Chuvas de Verão de 2023/2024. As capacitações acontecem das 8 às 17 horas, no Delphin Hotel (Avenida Miguel Stefano, 1295 – Jardim Tejereba) e envolvem as equipes de Defesa Civil de toda Baixada Santista, bem como, órgãos do poder público envolvidos no plano de contingência.

A oficina presencial tem como objetivo especializar os agentes municipais de proteção e Defesa Civil para atuação nas ocorrências típicas do período chuvoso e demais ações pertinentes.

Entre os temas abordados estão a previsão meteorológica para o período de verão 23/24, estrutura do sistema de proteção e Defesa Civil, assistência social na emergência, análise de solo e vistoria de campo baseadas nas fases dos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC).

Plano Preventivo



O Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) específico para escorregamentos nas encostas da Serra do Mar no Estado de São Paulo tem por objetivo principal evitar a ocorrência de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.

Implantado desde 1988, o PPDC entra em operação anualmente (de 1º de dezembro até 31 de março), na chamada Operação Verão, com coordenação da Defesa Civil Estadual e apoio técnico do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA). A iniciativa envolve ações de monitoramento dos índices pluviométricos, previsão meteorológica, vistorias de campo e atendimentos emergenciais.

No período extra plano, que ocorre de abril a novembro, são realizadas atividades preparatórias (palestras em escolas, faculdades, entidades e empresas), cursos, treinamentos, estudos técnicos específicos e também vistorias diárias em áreas de risco.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Mk Music

ALINE SOUZA LANÇA NOVO SINGLE TEU TOCAR

ALINE SOUZA LANÇA NOVO SINGLE TEU TOCAR Foi uma revolução na minha vida e mistério no último ano Uma das principais apostas da MK Music, a jovem pernambucana ALINE SOUZA é uma grata surpresa descoberta nas redes sociais e que tem impressionado com seus projetos em vários idiomas! Começou com “Ir Além” (em inglês, “Take Me Deeper”, e espanhol, “Mas de Ti”), seguiu com “Jamais Desistirei” (“Jamás me Rendiré” em […]

today17 de outubro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%