G1 Santos

Guarujá, SP, inaugura primeira fase do Complexo Regulador de Saúde; entenda como funcionará

today14 de janeiro de 2024 8

Fundo
share close

De acordo com a prefeitura, antes, o serviço funcionava com plantões médicos à distância. Agora, o atendimento ganha mais autonomia, já que a Secretaria Municipal de Saúde utilizará o software cedido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo na gestão dos leitos, o Sistema Siresp, utilizado na Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross).

Complexo Regulador Municipal

O Complexo Regulador Municipal foi estruturado em três frentes: Regulação Ambulatorial, Regulação Municipal de Urgência e Unidade de Avaliação, Auditoria e Contratualização.



O Complexo Regulador será responsável pela articulação de vagas hospitalares no município e serviços de referência, gerenciamento de consultas e exames especializados na rede municipal de saúde, além da auditoria de contratos de prestadores de serviços.

Por isso, uma equipe formada por médicos reguladores, enfermeiros e funcionários administrativos foi contratada para atuar durante 24 horas, em escala de revezamento. Os profissionais assistem e regulam as vagas na rede de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS), além de auxiliar na avaliação dos casos de transferências para a Rede Hospitalar Municipal e Regional.

A área também consegue cruzar dados para verificar se o paciente possui convênio médico e, dessa forma, realiza a transferência para serviços da rede particular da qual o paciente tenha acesso.

Guarujá, SP, inaugura primeira fase do Complexo Regulador de Saúde — Foto: Helder Lima/Prefeitura de Guarujá

Segundo a Prefeitura de Guarujá, com a implantação do Complexo Regulador, a capacidade de agendamento pela central de vagas da rede será ampliada, otimizando a oferta de consultas e exames especializados. Para que o tempo de espera por atendimento seja reduzido, o número de agendamentos por mês deverá ter um acréscimo de 50% das vagas ofertadas atualmente.

Além da ampliação da capacidade de atendimento, foi implantada a priorização dos casos. Todos os encaminhamentos passam nas mãos de médicos reguladores que realizam avaliação de acordo com o quadro clínico registrado na guia, para agendamento mais breve, quando necessário.

Avaliação, Auditoria e Contratualização

Na Unidade de Avaliação, Auditoria e Contratualização, será feito o gerenciamento dos contratos, sistemas, produções e prestação de serviços no SUS. A partir da análise dos contratos, será possível repactuar o número de oferta com prestadores de acordo com a real demanda do município. No Complexo, também será feita a fiscalização do cumprimento dos serviços estipulados em contrato.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bitucas-de-cigarro-podem-ser-recicladas-e-virar-celulose-em-praia-grande,-sp;-entenda

G1 Santos

Bitucas de cigarro podem ser recicladas e virar celulose em Praia Grande, SP; entenda

A Prefeitura de Praia Grande, no litoral de São Paulo, abriu um chamamento público para empresas que queiram patrocinar a implantação de caixas coletoras de bitucas de cigarro em diferentes pontos da cidade. Os restos do fumo são coletados e passarão por um processo de reciclagem. Eles virarão celulose, matéria-prima do papel, e são destinados à instituições. A cidade de Votorantim (SP) se tornou a primeira do Brasil a ter […]

today14 de janeiro de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%