De acordo com a prefeitura, o programa é de uma empresa de tecnologia e foi adquirido pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc). O sistema levou nove meses para ser criado e, atualmente, está 100% implementado em Guarujá.
Ele foi lançado na sexta-feira (19), desta forma, está disponível apenas para escolas piloto, que irão testar os mecanismos com a comunidade escolar para sugerir possíveis ajustes. Apesar disso, a meta é que todas as unidades usem a plataforma ainda neste ano.
A plataforma permite que estudantes, professores e até responsáveis tenham acesso a dois ambientes virtuais: um em 3D, onde é possível “andar” dentro da biblioteca em tempo real e conhecer até 500 livros; e outro em que os educadores irão disponibilizar tarefas, provas e apresentações.
Para isso, estudantes e professores recebem um login e uma senha para navegar a qualquer hora na plataforma. Após o cadastro, os usuários constroem um avatar personalizado com as características físicas de cada um.
Segundo a prefeitura, a proposta é que o programa permita ações além da escolha do livro, mas que cada um possa interagir e realizar atividades em tempo real no mesmo espaço virtual.
De acordo com o secretário de educação Márcio Reis, o projeto é pioneiro na região e atende as metas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Hoje, as nossas crianças e adolescentes estão muito ligadas a jogos em primeira pessoa, ou seja, aplicativos de realidade virtual. Com essa nova ferramenta, exclusivamente acessível de celulares e computadores, deixaremos a leitura mais atraente. Vamos ensinar e aprender brincando”, disse, segundo nota publicada pela prefeitura.
Atualmente, o acervo possui 500 obras literárias, entre os gêneros didático, infantil e infantojuvenil. Segundo a prefeitura, os exemplares foram selecionados junto ao corpo docente da rede municipal de ensino.
Além de gerenciar o conteúdo digital, a plataforma também beneficiará as bibliotecas físicas, pois os gestores poderão catalogar todos os livros e administrar o empréstimo.
Desde o início da criação da Biblioteca Digital em 3D, um grupo de trabalho da Seduc participou ativamente do processo. A meta agora é capacitar, gradativamente, os quase dois mil professores da rede municipal de ensino para o uso adequado da plataforma.
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