G1 Santos

‘Hacker do bem’ dá 5 dicas contra golpes na internet; VÍDEO

today16 de setembro de 2023 10

Fundo
share close

Perfis em redes sociais ‘roubados’, invasões em contas bancárias e até Inteligência Artificial se passando por pessoas conhecidas. São diversos os métodos que criminosos utilizam para aplicar golpes em internautas. O g1, então, ouviu um dos profissionais que se autointitulam ‘hackers do bem’, que listou cinco dicas para aumentar a segurança do usuário (veja abaixo).

Junior Urban é especialista em segurança digital e diz ter no currículo mais de 26 mil contas recuperadas em plataformas digitais. Ele também conta com clientes famosos na internet, como os influenciadores Julio Cocielo, Mitico, Jukanalha, entre outros.

‘Hacker do bem’ da dicas sobre como proteger seus dados na internet — Foto: Arquivo Pessoal e Unsplash



1 – Não utilize CPF ou telefone como ‘Chave PIX’

Segundo Urban, é importante o usuário entender que, a partir do momento que esses dados são divulgados, o internauta entrega informações sensíveis ‘de bandeja’ para golpistas, que podem utilizá-las na sequência no chamado ‘ataque hacker’.

“O mais indicado é a criação de um e-mail especificamente para a ‘Chave PIX’, transformando você em uma pessoa muito mais segura e não tendo os seus dados vazados”, complementou.

2 – Nunca usar a mesma senha

O profissional ressaltou que a pratica deve ser evitada especialmente se esta senha for a mesma utilizada para proteger o e-mail pessoal.

“A partir do momento que você cadastra os seus dados em um site que não sabe a procedência, com o seu e-mail e a senha, pode entregar todo o acesso para os hackers”, complementou. “Todos os seus dados, geralmente, estão vinculados ao e-mail principal”.

‘Hacker do bem’ lista dicas para proteger dados na internet — Foto: Marcos Serra Lima/g1

3 – Notificações podem ajudar

Urban afirmou que diversos tipos de golpes podem ser frustrados a partir do momento em que o usuário presta mais atenção nas notificações do celular. “Instituições bancárias, sites, redes sociais sempre mandam notificações ou por SMS ou e-mail, avisando sobre uma atividade suspeita”, disse.

O especialista em segurança digital acrescentou que, ao receber uma notificação do tipo, é importante que usuário entre em contato com a própria instituição bancária ou tente trocar todas as suas senhas.

4 – Autenticação de dois fatores não é 100%

Urban disse que, a partir do momento em que os criminosos passaram a aplicar o golpe chamado ‘SIM Swap’, subtraindo a linha telefônica da vítima, eles puderam ter acesso aos códigos de autenticação que chegam por SMS, por exemplo.

“O mais recomendado é você usar um aplicativo de autenticação, como o ‘Google Autenticador’, por exemplo”, disse Urban.

Ele ressaltou que, mesmo com o aplicativo, é necessário que o internauta saiba configurar bem o aplicativo. “Quando este processo não é bem feito, além de estar totalmente vulnerável, pode acabar perdendo a conta se porventura perder o aparelho telefônico”, ressaltou.

5 – Cuidado com a Inteligência Artificial

“Nem tudo que está na internet e que você pode ver ou ouvir é real”, disse Urban. O especialista afirmou que, apesar da Inteligência Artificial ter o poder de ‘revolucionar o mundo’, podem ser consideradas ‘armas’ se utilizadas por mãos erradas.

“Já existem casos de áudios modificados e até mesmo vídeos criados por meio de fotos”, explicou o profissional. “Desconfie de qualquer coisa que foge da normalidade, como uma venda muito barata ou uma atração de dinheiro fácil”.

Segurança das crianças na internet: veja perguntas e respostas sobre como protegê-las — Foto: Marcos Serra Lima/g1

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

familia-de-menino-que-recuperou-perna-condenada-a-amputacao-arrecada-1,6-milhoes-e-ganha-apoio-de-atletas-e-influenciadores;-veja

G1 Santos

Família de menino que recuperou perna condenada à amputação arrecada 1,6 milhões e ganha apoio de atletas e influenciadores; veja

O apoio da população não ficou restrito às mensagens, mas em ajuda financeira à família para pagar os gastos no Hospital Israelita Albert Einstein, onde a conta está em R$ 2,3 milhões. Até a publicação da matéria, os pais do garoto já haviam recebido R$ 1,6 milhão em doações. Kened dos Santos, de 28 anos, e a esposa Tamires Ribeiro, de 22, contaram ter criado uma conta para o filho […]

today16 de setembro de 2023 27

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%