G1 Santos

Hackers invadem site de prefeitura e zombam: ‘Guarujá caiu na hackeada’

today29 de agosto de 2023 18

Fundo
share close

O site da Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, sofreu um ataque hacker e ficou sob comando de criminosos virtuais por mais de oito horas, conforme apurado pelo g1. A administração municipal informou que a invasão não causou nenhum prejuízo aos dados.

Ao acessar a plataforma, os usuários se deparavam com a imagem de uma caveira com facas enaltecendo o nome do grupo de hackers, que se denomina “DarknessGh0st”.

Em nota, a Prefeitura de Guarujá informou que o portal está passando por reestruturação com modernização da infraestrutura de servidores para ser mantido atualizado diante das novas necessidades de segurança da informação. “No decorrer deste processo foi detectado um acesso não autorizado”, explicou a administração municipal.



Além da caveira estampada na página inicial do site, as três primeiras notícias publicadas tiveram os conteúdos substituídos por um comunicado: “Guarujá SP caiu na hackeada da Darknessghost team”, dizia a mensagem, que creditava o ataque ao hacker de pseudônimo “M4ndrak”.

Das três matérias alteradas, duas tinham imagens com fundo preto dando destaque ao nome do grupo e ao perfil do Twitter, enquanto a terceira tinha uma montagem do presidente da República, Lula da Silva (PT), vestido com roupa de presidiário.

O grupo hacker publicou sobre a invasão no perfil deles no Twitter às 23h24 de segunda-feira (28). No entanto, a prefeitura informou que soube do caso no início do expediente desta terça-feira (29) e, em menos de uma hora, resolveu o problema.

A administração municipal não informou o horário em que retomou o controle do site, mas segundo apurado pelo g1, o acesso voltou por volta das 9h.

Criminosos virtuais substituíram conteúdos de matérias do site da Prefeitura de Guarujá — Foto: g1 Santos

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

diretoria-do-conselho-municipal-de-politicas-publicas-lgbt-toma-posse-em-santos,-sp

G1 Santos

Diretoria do Conselho Municipal de Políticas Públicas LGBT toma posse em Santos, SP

Formado por 15 representantes da sociedade civil e 15 do Poder Público, o conselho vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher) exercerá as funções no biênio 2023/2025. A titular da secretaria e vice-prefeita, Renata Bravo, comemorou o novo espaço democrático, mas ressaltou que ainda existem desafios na sociedade quando o assunto é políticas públicas LGBT. Para o presidente do CONGLBT, Wellington Araújo, o conselho é um […]

today29 de agosto de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%