G1 Mundo

Haitiano desviou R$ 3 milhões da embaixada brasileira durante missão diplomática, diz TCU

today7 de fevereiro de 2024 4

Fundo
share close

O haitiano havia sido contratado pela embaixada brasileira em 2004, sendo responsável pela contabilidade do posto brasileiro no país.

“Houve um desvio de aproximadamente R$ 3 milhões nos cofres públicos, ou seja, verbas públicas federais foram desviadas no âmbito da Embaixada do Brasil no Haiti. Esse desvio de fato ocorreu por obra, influência e ação do contador da embaixada, que é cidadão haitiano”, disse o ministro Walton Alencar.



Ex-diplomata dos EUA é preso acusado de ter trabalhado como espião para Cuba

Ex-diplomata dos EUA é preso acusado de ter trabalhado como espião para Cuba

Os auditores do TCU encontraram irregularidades como a realização de saques indevidos na conta da embaixada e a inclusão de despesas superiores aos débitos correspondentes na prestação de contas no período de 2013 a 2016.

Segundo a Corte de Contas, o funcionário “montou um esquema fraudulento de desvio de recursos públicos”, com falsificação de assinaturas e recibos, além da adulteração da prestação de contas.

A fiscalização também constatou que o funcionário tinha os carimbos do banco Sogebank, onde a embaixada mantinha sua conta. Os carimbos eram usados nos cheques emitidos, que depois eram anulados.

“Não se tratava de fraude rudimentar nem de falsificações grosseiras. Tanto é assim que, para afirmar com absoluta certeza que ocorriam, foi necessário o envio de missão de servidores experientes, com consulta a perícia técnica”, diz o relatório final da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar do Itamaraty.

O TCU também afirma que não encontrou evidências de que demais funcionários da embaixada tenham participado das fraudes.

Sem apresentar defesa ao TCU, o haitiano foi o único condenado pelo Tribunal, que também investigou o embaixador brasileiro no Haiti no período e demais servidores brasileiros da embaixada.

O contador foi condenado a pagar os valores desviados ao Tesouro Nacional, com acréscimo de multas e juros. Também ficará impossibilidade de atuar na administração pública brasileira por oito anos.

A Corte de Contas afastou qualquer responsabilidade dos gestores da embaixada por conta da falta de pessoal na embaixada brasileira no país. No período, o Brasil liderava a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti.

“[…] Todos estavam sobrecarregados de trabalho, o que impede a comissão de mesmo cogitar a ocorrência de desídia”, afirma o relatório final da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar do Itamaraty.

Os servidores também afirmaram que foram levados a erro pelo contator e acreditavam que estavam prestando as contas corretamente, mas depois descobriram que os documentos apresentados eram falsos ou estavam adulterados.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

daniel-alves-chora-em-depoimento-e-diz-que-bebeu-demais

G1 Mundo

Daniel Alves chora em depoimento e diz que bebeu demais

Ao responder as perguntas da sua própria advogada de defesa, ele chorou e afirmou que bebeu excessivamente naquela noite. De acordo com o relato do "Marca", ele chorou a ponto de ter dificuldade para completar as frases. Daniel Alves afirmou que não é um homem violento e que não forçou a denunciante a acompanhá-lo ao banheiro. Além disso, disse que mentiu na primeira versão, quando afirmou que não teve contato […]

today7 de fevereiro de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%