G1 Mundo

Hamas diz que aceita plano de trégua aprovado pela ONU; Israel afirma que grupo terrorista mudou pontos do texto

today11 de junho de 2024 3

Fundo
share close

Mediadores do Egito e do Catar afirmaram que receberam uma resposta formal do Hamas para a proposta de trégua apoiada pela ONU.

No entanto, representantes de Israel disseram à agência de notícias Reuters que recebeu a resposta do Hamas e que o grupo palestino rejeitou o plano e mudou os principais pontos do texto.

Em um comunicado em conjunto, o Hamas e um outro grupo terrorista, a Jihad Islâmica, afirmaram que estão prontos para alcançar um acordo para acabar com a guerra na Faixa de Gaza.



No entanto, há uma chance de o acordo não ser firmado porque tanto Israel como o Hamas sugeriram que o plano acomode alguns de seus propósitos, que são conflitantes.

Uma autoridade do Hamas afirmou à agência de notícias Reuters que “a resposta (ao plano de cessar-fogo) reafirma que qualquer acordo deve acabar com a agressão sionista contra o nosso povo, tirar as forças de Israel, reconstruir a Faixa de Gaza e é preciso haver uma troca de prisioneiros”.

O Hamas quer um novo cronograma para um cessar-fogo permanente e a retirada das tropas de Israel da Faixa de Gaza —inclusive da cidade de Rafah—, disse uma autoridade à agência de notícias Reuters.

O texto do acordo foi elaborado pelos Estados Unidos —antes do plano ser votado pelo Conselho de Segurança da ONU, o presidente americano, Joe Biden, afirmou que o texto foi “aceito” por Israel, mas o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que pretende continuar a guerra até acabar com o Hamas.

Conselho de Segurança votou a favor de acordo

O Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução de cessar-fogo na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza na segunda-feira (10). O placar da votação foi de 14 votos a favor, zero contra e 1 abstenção, da Rússia.

O texto, elaborado pelos israelenses e proposto ao Conselho pelos Estados Unidos, pressiona o grupo terrorista a aceitar os termos. A resolução demanda “as duas partes a aplicarem plenamente os seus termos, sem demora e sem condições”.

O acordo é previsto para ter três fases. Em uma primeira fase, o plano prevê os seguintes termos:

  • Cessar-fogo absoluto com duração de seis semanas;
  • Retirada das forças Israel das áreas densamente povoadas da Faixa de Gaza;
  • Libertação de reféns sequestrados durante o ataque do grupo terrorista Hamas, entre eles mulheres, idosos e feridos, em troca da libertação de prisioneiros palestinos detidos por Israel.

A segunda fase incluiria os seguintes termos:

  • Libertação dos demais reféns, entre eles homens e soldados, em troca de prisioneiros palestinos detidos por Israel;
  • Retirada total das tropas israelenses da Faixa de Gaza.

A terceira fase prevê o início de uma grande reconstrução de Gaza, que enfrenta décadas de reconstrução devido à devastação causada pela guerra.

Conselho de Segurança da ONU pede que Israel e Hamas implementem plano dos EUA para cessar-fogo na Faixa de Gaza — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

hunter-biden:-entenda-acusacoes-levaram-a-condenacao-de-filho-do-presidente-dos-eua

G1 Mundo

Hunter Biden: entenda acusações levaram à condenação de filho do presidente dos EUA

Os promotores alegaram que Biden, de 54 anos, mentiu sobre seu uso de drogas em formulários obrigatórios ao comprar uma arma de fogo em 2018. Ele se declarou inocente das acusações. As declarações iniciais do caso começaram em 4 de junho, após a seleção de 12 jurados e quatro suplentes. O julgamento ocorreu enquanto seu pai faz campanha para reeleição e trouxe à tona detalhes sobre o vício de Hunter […]

today11 de junho de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%