G1 Mundo

Helicóptero que levava Sebástian Piñera caiu a 400 metros de casa de amigo; chovia forte no momento da queda, diz TV chilena

today7 de fevereiro de 2024 3

Fundo
share close

Em nota, o Departamento Geral de Aeronáutica Civil do Chile afirma que a queda do Robinson R66 Turbine ocorreu por volta das 15h30 (mesmo horário de Brasília), poucos minutos após a decolagem na cidade de Ilhue, no Lago Ranco. Das quatro pessoas que estavam no helicóptero, apenas Piñera morreu.

O jornal “La Tercera” afirma que o ex-presidente estava pilotando o helicóptero e levava outras três pessoas.

A TV chilena “T13” afirma que Piñera almoçou com o empresário e amigo José Cox, que tem uma casa próximo da cidade de Ilhue. Testemunhas afirmaram que Cox sugeriu a Piñera que não decolasse naquele momento por conta das condições climáticas.



Mesmo com o pedido do amigo, ele decolou em direção à sua casa do outro lado do lago, na baía Coique.

A emissora diz que, segundo testemunhas, como a aeronave caiu próximo da casa de Cox, ele foi tentar resgatar os tripulantes com uma lancha.

De acordo com notícias da midia latino-americana, o ex-presidente Piñera não conseguiu tirar o cinto de segurança. Quando os socorristas chegaram, a aeronave já estava submersa nas águas do lago. O corpo dele foi resgatado da água e levado por uma lancha até a margem.

Localização do local do acidente de Sebastián Piñera — Foto: Barbara Miranda/g1

Quem foi Sebástian Piñera

Piñera, de direita, foi presidente do Chile por dois mandatos (de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022). Sua gestão interrompeu um ciclo de presidentes da esquerda que governaram o Chile após a queda da ditadura de Augusto Pinochet, em 1988. Ele foi sucedido pelo atual presidente do Chile, Gabriel Boric.

O governo do país declarou três dias de luto oficial e afirmou que a cerimônia de velório, na sexta-feira, terá as honrarias oficiais.

Filho de um político, Piñera estudou economia na universidade Harvard, nos Estados Unidos, e, quando voltou ao Chile, nos anos 1980, inaugurou um novo negócio financeiro no país: cartões de crédito.

Quem foi Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile

Quem foi Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile

Ele também foi acionista das seguintes empresas:

  • LAN (companhia aérea, que posteriormente se juntou á TAM, do Brasil, para formar a Latam).
  • Colo-Colo (um dos principais times de futebol do Chile).
  • Chilevisión (um canal de TV).

Ele vendeu muitas das ações quando se tornou presidente do Chile pela primeira vez, em 2010.

A Forbes estima que ele tinha uma fortuna de US$ 2,7 bilhões (R$ 13,40 bilhões).

O acidente aconteceu em Lago Ranco, na região central do Chile. O helicóptero caiu nas águas, e Piñera não conseguiu sair da aeronave.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mais-de-30-refens-israelenses-sequestrados-pelo-grupo-terrorista-hamas-morreram

G1 Mundo

Mais de 30 reféns israelenses sequestrados pelo grupo terrorista Hamas morreram

Estima-se que há cerca de 136 reféns. Os serviços de inteligência de Israel descobriram que pelo menos 32 morreram desde o dia 7 de outubro. Israel diz ter encontrado cativeiro onde Hamas manteve parte dos sequestrados como reféns Cerca de um quinto dos reféns israelenses sequestrados no dia 7 de outubro e que ainda não foram libertados pelo grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza estão mortos, de acordo com […]

today7 de fevereiro de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%