Prefeitura de Guarujá

Herói nos deslizamentos de 2020 ganha nome em complexo no Morrinhos

today21 de agosto de 2023 3

Fundo
share close

A Prefeitura de Guarujá oficializará a nomeação do Complexo Cultural, Esportivo e Comercial Mestre Rafael Rodrigues, no Morrinhos 2. Fundador do grupo Afro Ketu e mestre de capoeira, Rafael faleceu como herói, salvando pessoas nos deslizamentos de terra no Morro da Bela Vista, decorrentes das chuvas de março de 2020. O evento será nesta terça-feira (22), às 16 horas, no Paço Moacir dos Santos Filho (Avenida Santos Dumont, 800 – Santo Antônio).

Também na solenidade, o prefeito de Guarujá assinará a extensão do termo de permissão de uso do complexo á entidade Afro Ketu. A instituição continuará tendo o local como sede, incentivando a cultura popular, sendo referência na representatividade, diversidade, empoderamento, sentimento de pertencimento e devoção à ancestralidade em formato de arte.

O complexo fica localizado na Avenida Antenor Pimentel, 76 – Morrinhos 2. No local, o grupo Afro Ketu, fundado em 2000, realiza suas atividades desde 2018, A nomeação do espaço homenageará o fundador da entidade, que dedicou a vida na busca por justiça e igualdade social. A iniciativa é motivo de orgulho para a sua família e ex-alunos. “Não tenho palavras. Ele sempre vai ser o meu maior exemplo”, afirmou Bruna Oliveira, irmã do Mestre Rafael.

Olho de Cobra

Rafael de Oliveira Rodrigues nasceu em 4 de junho de 1983, em família de descendência portuguesa e afro-indígena. Sua avó o chamava carinhosamente de “Olho de Cobra”, para ilustrar o seu olhar compenetrado. Com ela, começou sua trajetória no movimento afro a partir da capoeira, pelo grupo Centro Cultural Herança de Palmares Omo Obá Zumbi.



Fundou o Afro Ketu em 2000 e se tornou militante do movimento negro e de direitos sociais. Posteriormente, ganhou título de Mestre de Cultura Popular, por honra e mérito na pesquisa e expansão da cultura afro-brasileira. Também atuou como assessor de Políticas Públicas Para a Juventude na Prefeitura de Guarujá e foi presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Guarujá.

Rafael Rodrigues faleceu em 2 de março de 2020, salvando vizinhos e amigos durante o deslizamento de terras, oriundos de fortes chuvas, no Morro da Bela Vista.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Nathan Bottene

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

para-guaruja,-frente-parlamentar-deve-acelerar-projeto-da-ligacao-seca

Prefeitura de Guarujá

Para Guarujá, Frente Parlamentar deve acelerar projeto da ligação seca

No último dia 18, o prefeito participou do lançamento da Frente Parlamentar Mista da Ligação Seca entre Guarujá e Santos O projeto do túnel submerso entre Guarujá-Santos ganhou ainda mais força para sair do papel. Na última semana, Guarujá sediou o lançamento da Frente Parlamentar Mista da Ligação Seca (FPLS), presidida pelo deputado federal, o que deve acelerar o processo de início da obra. É o que aposta o prefeito […]

today21 de agosto de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%