G1 Santos

Historiador do Santos FC revela curiosidades da carreira de Pelé, que completa 82 anos; VÍDEO

today23 de outubro de 2022 79

Fundo
share close

Historiador do clube, Guilherme Guarche relembrou dos ‘primeiros passos’ até a despedida do Rei do Futebol.

Pelé — Foto: Arquivo/Reprodução/Instagram



Pelé, o ‘Rei do Futebol’, completa 82 anos neste domingo (23). Em tempo de comemorações pelo aniversário do astro do esporte, o historiador do Santos Futebol Clube, Guilherme Guarche, relembrou momentos marcantes do ex-jogador: o primeiro treino, uma partida em que marcou oito gols e a despedida (veja o vídeo acima).

A sala onde o historiador trabalha fica dentro do estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro. O local guarda fotos, troféus e diversos outros itens relacionados ao clube alvinegro. “Aqui fica a memória do Santos Futebol Clube”, disse Guarche.

Em entrevista à TV Tribuna, emissora afiliada à Rede Globo, o profissional relembrou o início de Pelé no clube. “Ele chegou no dia 23 de julho de 1956, com 15 anos. Era um ‘moleque mirrado’. Chegou em um domingo e, na terça-feira, já estava treinando com o time principal. Logo no início, o pessoal já percebeu: ‘Ele é bom mesmo, segura ele aí!'”.

Historiador do Santos FC revela curiosidades da carreira de Pelé, que completa 82 anos — Foto: Reprodução/TV Tribuna

Antes de ser conhecido no futebol mundial como Pelé, Edson Arantes do Nascimento teve outro apelido entre os atletas mais experientes do Santos FC: Gasolina.

“No início dele aqui, os jogadores fumavam na concentração antes dos jogos. Então, quando os maços de cigarro acabavam, eles davam dinheiro e pediam para que ele comprasse mais. O Pelé tinha apenas 15 anos e era muito rápido. Ele voltava depressa e gostava de ficar com a gorjeta, assim nasceu o apelido”, comentou o historiador.

Pelé completa 82 anos neste domingo

Pelé completa 82 anos neste domingo

Uma das grandes atuações de Pelé com a camisa do Santos FC foi em uma goleada por 11 a 0 contra contra o Botafogo de Ribeirão Preto, em 1964.

“É o jogo que eu marquei [na memória]. Ele marcou oito gols só nessa partida. Foi um recorde, e demorou muito tempo para ser quebrado”, comentou o historiador.

Historiador do Santos FC relembra partida em que Pelé marcou oito gols — Foto: Reprodução/TV Tribuna

Após 18 anos da sua estreia com a camisa do Santos FC, Pelé se despediu do clube. O jogo marcante foi contra a Ponte Preta, no dia 2 de outubro de 1974. Segundo o historiador Guilherme Guarche, que estava presente no momento histórico, foi impossível segurar as lágrimas.

“Eu chorei quando ele foi embora. Ele se ajoelhou no meio do campo e, quando saiu, eu também fui embora do estádio. Saí chorando”, comentou o profissional.

Pelé ainda disputaria mais dois jogos pelo clube alvinegro algum tempo depois. Em 7 de dezembro de 1975, ele defendeu o Santos FC no empate em 1 a 1 contra o Bahia, em partida válida pelo Torneio Governador Roberto Santos, em Salvador.

Dois anos depois, em 1º de outubro de 1977, o Rei do Futebol se ‘dividiu’ entre o time da Vila Belmiro e o NY Cosmos. Ele jogou um tempo por cada equipe e, enfim, se despediu em definitivo do futebol.

Historiador do Santos FC relembra início de Pelé no clube: ‘Chegou com 15 anos’ — Foto: Reprodução/TV Tribuna

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

santos-analisa-conceder-transporte-publico-gratuito-no-2°-turno-das-eleicoes

G1 Santos

Santos analisa conceder transporte público gratuito no 2° turno das eleições

Defensoria Pública do Estado de São Paulo encaminhou uma recomendação ao município, que sugere que sejam adotadas medidas necessárias para ofertar a isenção de tarifa. Santos, SP, analisa conceder transporte público gratuito no 2° turno das eleições — Foto: Prefeitura de Santos/Divulgação A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, analisa conceder transporte público gratuito no segundo turno das eleições, que acontece no próximo dia 30. A Defensoria Pública […]

today22 de outubro de 2022 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%