G1 Mundo

Holanda permitirá eutanásia para crianças com doenças terminais

today17 de abril de 2023 7

Fundo
share close

Ao anunciar os planos do governo na sexta-feira (14/04), o ministro da Saúde holandês, Ernst Kuipers, afirmou que a medida deve afetar de cinco a dez menores por ano. Segundo ele, esse regulamento pensa nesse “pequeno grupo para quem as opções de cuidados paliativos não são suficientes para aliviar o seu sofrimento” ou “que apresentam uma doença ou transtorno tão grave que a morte será inevitável”.

O ministro destacou, porém, que a morte assistida só será permitida em último caso, “quando for a única alternativa razoável para um médico acabar com o sofrimento desesperado e insuportável da criança”.

O governo de Marku Rutte pretende publicar esse regulamento ainda neste ano e planeja avaliar a eutanásia para menores algum tempo depois de sua entrada em vigor. O governo não precisa de aprovação parlamentar para alterar as regras da morte assistida.



A mudança não é isenta de controversas e, segundo Kuipers, ocorre após anos de debate. A Holanda foi o primeiro país do mundo a legalizar a eutanásia em 1º de abril de 2002. A morte assistida, no entanto, só permitida para maiores de 12 anos que podem dar seu consentimento e menores de um ano com a autorização dos pais.

A Bélgica, porém, foi o primeiro país do mundo a permitir a eutanásia a menores de idade em geral, desde que esses tenham discernimento para solicitar o procedimento.

O número de casos de eutanásia na Holanda aumentou 13,7% no ano passado na Holanda, totalizando 8.720 procedimentos – o que representa 5,1% de todas as mortes registradas no país em 2022, segundo dados oficiais. Em média, os casos de morte assistida costumam aumentar 10% ao ano no país europeu e a maioria dos pedidos é feito por pacientes com câncer.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mauro-vieira-diz-que-nao-concorda-com-critica-dos-eua-sobre-brasil-‘papaguear’-propaganda-russa-e-chinesa

G1 Mundo

Mauro Vieira diz que não concorda com crítica dos EUA sobre Brasil ‘papaguear’ propaganda russa e chinesa

O ministro dos Negócio Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, se reuniu na tarde desta segunda-feira (17) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, levou um convite do presidente russo, Vladimir Putin, para Lula participar de um fórum econômico em São Petersburgo. . "O presidente recebeu o ministro Lavrov para uma visita de cortesia. O ministro Lavrov foi […]

today17 de abril de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%