G1 Santos

Homem distribui livros em troca de sorrisos após ‘sonho revelador’ e faz sucesso em praia do litoral de SP: ‘empatia natural’

today10 de dezembro de 2022 27

Fundo
share close

Um homem, de 59 anos, ‘troca’ livros e poesias impressas por sorrisos de moradores e turistas de Guarujá, no litoral de São Paulo. Ao g1, o mediador de leitura Fábio Rogério do Nascimento contou que, durante as manhãs de domingo, leva os materiais – frutos de doações – para distribuir sobre uma prancha de surfe na Praia da Enseada. O objetivo é incentivar a cultura, a brincadeira das crianças e, ao mesmo tempo, a empatia.

Segundo Fábio Rogério, tudo começou com um ‘sonho revelador’ que teve há algo em torno de cinco anos, quando visualizou, enquanto dormia, uma placa com o nome que seria da futura inciativa cultural: dê um sorriso e ganhe um livro. O projeto começou em Campo Grande (MS), em 2016, cidade onde morava. Porém, desde setembro, a ação é feita no litoral paulista e já distribuiu mais de 300 livros no local.

Eu estava dormindo e, de repente, acordei com a imagem da placa. Naquela época, eu tinha ganhado cerca de 400 livros de um amigo, que é médico e tinha produzido uma grande tiragem da própria obra. Mandei fazer a plaquinha e, no domingo seguinte, já estava em uma avenida local distribuindo“, lembrou o idealizador.



Fábio Rogério leva livros, poesias impressas e pipas aos domingos à orla da Praia da Enseada, em Guarujá (SP) — Foto: Prefeitura de Guarujá/Divulgação

Quando você gera uma empatia natural, a outra pessoa naturalmente sorri. Os livros e as poesias ficam expostos em cima da prancha de surfe. Eu não abordo nem incomodo ninguém. As pessoas vêm até mim e pegam quantos itens quiserem, mas deixam um sorriso.

— Fábio Rogério, idealizador da iniciativa cultural

Ainda de acordo com o idealizador, os itens ‘trocados’ por sorrisos foram selecionados ao longo dos anos. Primeiro, os livros, depois, as poesias impressas, que recebem autorização prévia dos autores. Atualmente, ele também entrega pipas e linhas a crianças que doarem livros infantis em bom estado ao projeto.

“Comecei a colocar as pipas e linhas para ‘trocar’ depois de ganhar mais de duzentas delas de outro amigo. A ideia dessa troca surgiu da tentativa de resgatar a essência bonita e pura que tínhamos na nossa infância”, acrescentou Fábio Rogério.

Livros, poesias impressas, pipas e linhas fazem parte da iniciativa social em Guarujá (SP) — Foto: Prefeitura de Guarujá/Divulgação

Os interessados em trocar sorrisos por livros e poesias, obras da literatura infantil por pipas ou até mesmo doar itens para futura distribuição em Guarujá (SP), podem encontrar Fábio Rogério e sua prancha de surfe na Praia da Enseada, na altura da Avenida Miguel Stefano, esquina com a Rua Veraneio, aos domingos de manhã.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mulher-fazia-‘ultima-trilha’-quando-foi-arrastada-por-cabeca-d’agua-em-sp;-familia-relata-‘choro-e-desespero’

G1 Santos

Mulher fazia ‘última trilha’ quando foi arrastada por cabeça d’água em SP; família relata ‘choro e desespero’

A irmã da mulher que desapareceu após ser atingida por uma cabeça d'água [aumento repentino do nível de um rio devido as chuvas] ao tentar retornar de uma trilha em Itanhaém, no litoral de São Paulo, disse ao g1, neste sábado (10), que Marli dos Anjos Valadão, de 32 anos, comentou com a mãe que seria a última vez que ela faria uma trilha. Ela contou que a irmã nasceu […]

today10 de dezembro de 2022 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%