G1 Mundo

Homem é condenado à morte por incendiar estúdio da Kyoto Animation e assassinar 36 pessoas no Japão

today25 de janeiro de 2024 11

Fundo
share close

O caso aconteceu em 2019 e teve repercussão mundial. Além das mortes, 32 pessoas ficaram feridas no incêndio.

Shinji Aoba, de 45 anos, já admitiu ter provocado o incêndio e disse estar arrependido do crime. Os advogados dele argumentavam que Aoba sofre de problemas psiquiátricos.

No entanto, durante o julgamento desta quinta-feira, a Justiça entendeu que Aoba não sofria de transtornos mentais na época do crime, nem estava debilitado.



Ao ler a sentença, o juiz do caso afirmou que o crime era “verdadeiramente cruel e desumano”.

No ano passado, quando admitiu a culpa, Aoba afirmou que tinha ido longe demais e que não imaginava que provocaria tantas mortes.

O condenado também quase morreu no incêndio. Ele teve 90% da pele queimada e precisou passar por várias cirurgias, além de ter ficado internado em coma por semanas.

Fogo tomou conta de parte do prédio da Kyoto Animation — Foto: Kyodo / via Reuters

Na manhã do dia 18 de julho de 2019, cerca de 70 pessoas estavam no edifício da Kyoto Animation quando Aoba entrou no imóvel e jogou um líquido inflamável. Durante a ação, segundo a investigação, ele gritou: “Morram”.

Testemunhas disseram que as chamas se espalharam rapidamente. Cerca de 40 caminhões de bombeiros foram mobilizados para conter as chamas.

De acordo com a imprensa japonesa, Aoba estava com raiva do estúdio e acreditava que criadores haviam plagiado uma obra dele. A Kyoto Animation nega qualquer tipo de cópia.

A empresa, mais conhecida como “KyoAni” foi criada em 1981. O estúdio produz desenhos animados, cria personagens e concebe produtos derivados de séries inspiradas de mangás japoneses famosos.

Entre suas produções estão “K-ON!”, “A Melancolia de Haruhi Suzumiya” e “Lucky Star”.

Embora a companhia não seja tão conhecida internacionalmente, ela foi responsável por um trabalho secundário de animação utilizado em “Pokémon” e “Ursinho Pooh”.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

quem-e-o-homem-que-deve-ser-executado-nesta-quinta-no-alabama-por-asfixia-com-gas-nitrogenio,-metodo-inedito-nos-eua

G1 Mundo

Quem é o homem que deve ser executado nesta quinta no Alabama por asfixia com gás nitrogênio, método inédito nos EUA

Kenneth Smith, de 58 anos, tentou dois últimos recursos para adiar a execução. O primeiro foi negado na quarta-feira pela Suprema Corte dos EUA. O outro ainda está pendente de julgamento em uma Corte de Apelações. O horário de execução pode ocorrer, segundo a imprensa americana, da meia-noite desta quinta até as 6h de sábado (26), no Alabama, onde ele está preso. Smith matou uma mulher em março de 1988. […]

today25 de janeiro de 2024 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%