Pássaros silvestres resgatados de cativeiro em PG — Foto: Prefeitura de Praia Grande
Dez pássaros silvestres, que eram mantidos presos em gaiolas, foram resgatados com vida em uma residência no bairro Glória, em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Um homem, que estava no imóvel, foi detido por cometer crime ambiental.
O cativeiro ilegal foi descoberto após a Guarda Ambiental receber denúncias de moradores, na última terça-feira (2). No local, os guardas encontraram quatro coleirinhos, três tico ticos, um pixoxó, uma cigarrinha e um canário da terra. Todos os pássaros estavam expostos em gaiolas com armadilhas.
Os animais foram levados para os veterinários e, após avaliação, oito aves foram devolvidas à natureza. Outras duas apresentavam sinais de domesticação e estão no Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (CEPTAS), em Cubatão (SP).
Segundo a Guarda, um homem estava na residênica e foi detido por infração ao Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (LCA). De acordo com a legislação, é proibido matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.
A pena é de detenção de seis meses a um ano e multa. Ainda de acordo com a Guarda, neste caso, a multa deve passar de R$ 10 mil por haver espécies ameaçadas de extinção.
Publicar comentários (0)