G1 Santos

Homem é preso após descumprir medida protetiva e vigiar mulher pela janela de casa no litoral de SP

today21 de abril de 2024 2

Fundo
share close

Um homem foi preso após ser flagrado descumprindo uma medida protetiva de violência doméstica contra uma mulher em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1, neste domingo (21), o suspeito foi detido após vigiar a vítima pela janela de uma casa quando deveria manter uma distância mínima de 100 metros dela.

De acordo com a Prefeitura de Praia Grande, a Guarda Civil Municipal (GCM) flagrou o suspeito na janela porque a mulher acionou o ‘botão do pânico’ do aplicativo Sentry SOS, que monitora vítimas de violência doméstica assistidas pelo grupamento Guardiã Maria da Penha.

Após serem acionados, os agentes encontraram o homem em frente à residência, olhando para o interior da casa por uma janela. Ele foi abordado e, segundo a prefeitura, partiu para cima dass autoridades.



Em nota, o município afirmou que a GCM precisou aplicar o “uso moderado de força” para conter o suspeito. Ele recebeu voz de prisão e foi levado para a Central de Polícia Judiciária (CPJ) da cidade, onde o delegado confirmou a prisão em flagrante.

O comandante da GCM Sérgio Silva Rocha informou que o aplicativo Sentry SOS funciona desde o início deste ano, tendo auxiliado duas prisões. “O aplicativo é um recurso a mais com o objetivo de oferecer mais segurança às mulheres que são atendidas pelo projeto Guardiã Maria da Penha e evitar que voltem a ser agredidas ou até mesmo mortas”, explicou ele, em nota publicada pela prefeitura.

O aplicativo monitora a localização exata de vítimas de violência doméstica em tempo real, além de acessar outras informações, como dados pessoais e fotos do agressor. Além disso, a mulher pode anexar fotos, vídeos e áudios no momento em que estiver utilizando a ferramenta.

Caso o botão do pânico seja acionado, imediatamente as informações são acessadas e uma viatura da GCM é encaminhada ao local do acionamento.

O projeto Guardiã Maria da Penha é realizado em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP). As equipes da GCM que atuam no projeto realizam visitas domiciliares periódicas e acompanham o cumprimento das medidas protetivas aplicadas pelo Poder Judiciário, entre outras ações, como o encaminhamento à delegacia ou serviços sociais, conforme necessidade.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

grupo-e-preso-por-ameacar-e-extorquir-vitimas-em-frente-a-shopping-de-sao-vicente,-sp

G1 Santos

Grupo é preso por ameaçar e extorquir vítimas em frente a shopping de São Vicente, SP

Dois homens foram presos e quatro adolescentes apreendidos por praticava ações criminosas nas proximidades do shopping Brisamar em São Vicente, no litoral de São Paulo. Segundo investigação policial, eles abordavam as pessoas, ameaçam e chegavam até a extorquir algumas vítimas. Segundo a Polícia Civil, o grupo intimida as pessoas a comprarem produtos, geralmente balas ou drops e, caso haja recusa, ameaçam e agridem as vítimas. Os policiais receberam a informação […]

today21 de abril de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%