G1 Mundo

Homem quis matar rainha Elizabeth II em viagem aos EUA, revela FBI

today26 de maio de 2023 13

Fundo
share close

Os documentos foram divulgados nesta semana no site do FBI. A rainha Elizabeth II morreu em setembro passado.

Relembre a trajetória da Rainha Elizabeth II



Relembre a trajetória da Rainha Elizabeth II

Em março de 1983, a rainha e o seu marido, o príncipe Philip, viajaram para a costa oeste dos EUA e fizeram uma parada na cidade de São Francisco.

Na época, um policial de São Francisco era um freguês costumeiro de um bar frequentado por simpatizantes do Exército Republicano Irlandês (IRA).

A Irlanda do Norte pertence ao Reino Unido, mas lá há um grande número de separatistas —os republicanos.

O policial de São Francisco recebeu uma chamada dizendo que um homem tinha planos para tentar ferir a rainha Elizabeth como vingança pela morte da filha dele, que teria sido vítima de uma bala de borracha na Irlanda do Norte.

Havia dois planos: jogar um objeto no iate da rainha no momento em que ela passasse por baixo da ponte de Golden Gate ou tentar matá-la em uma visita ao Parque de Yosemite.

Os documentos do FBI da época afirmam que o Serviço Secreto (o grupo que protege os presidentes dos EUA e seus familiares) pretendia fechar as passarelas da ponte quando o iate se aproximasse.

Elizabeth II e Ronald Reagan na cidade de São Francisco, em março de 1983 — Foto: Ed Reinke/AP

Os nomes do policial e do interlocutor foram censurados nos documentos, o que não indica se foram tomadas precauções na época ou se alguma prisão foi feita. Um memorando de 7 de março de 1983 indicava que a rainha completou a visita aos EUA sem incidentes e que nenhuma investigação adicional se justifica.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

chanceler-britanico-aprende-a-fazer-feijoada-com-tia-zelia,-cozinheira-do-df-preferida-de-lula

G1 Mundo

Chanceler britânico aprende a fazer feijoada com tia Zélia, cozinheira do DF preferida de Lula

"Levei o nosso chanceler James Cleverly para experimentar um dos maiores símbolos da culinária brasileira: a feijoada. Ele tirou o terno, vestiu o avental e aprendeu a preparar essa iguaria com a lendária Tia Zélia, dona de um dos restaurantes mais animados de Brasília”, disse a embaixadora. No vídeo publicado no perfil oficial de Stephanie Al-Qaq no Instagram, nesta quinta-feira (25), o chanceler aparece conversando com tia Zélia e recebendo […]

today26 de maio de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%