G1 Santos

Idosa com câncer de mama luta por vaga na UTI após infecção no pulmão: ‘não pode esperar’

today19 de julho de 2023 8

Fundo
share close

Uma idosa, de 60 anos, em tratamento contra um câncer de mama luta por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para controlar e curar uma infecção no pulmão. Eleonora Celia de Oliveira Santos, moradora de São Vicente, no litoral de São Paulo, está internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santos, cidade vizinha.

Ao g1, a sobrinha da idosa informou que, por conta dos medicamentos contra o câncer, a imunidade de Eleonora foi bastante afetada e, por isso, precisa de cuidados especiais.

O diagnóstico é que ela está com água no pulmão, com uma infecção grave“, disse Sara Ferreira de Oliveira, de 41 anos. “Ela não tem condições de aguardar por muito tempo, a saúde dela é muito debilitada”, explicou.



De acordo com a sobrinha, os médicos da UPA explicaram não ter como manter a paciente muito mais tempo na unidade, que é destinada ao atendimento de emergência. Por isso, a família aguarda uma vaga em UTI.

“O médico [da UPA] falou que a imunidade dela é baixa e precisa da vaga [na UTI]. Ela está esperando, só que não pode esperar, a gente não tem esse tempo”, disse a mulher.

Descoberta do câncer e infecção

Há 10 anos, Eleonora já tinha retirado a mama esquerda e um nódulo. No começo deste ano, um novo câncer foi detectado, desta vez no seio direito.

Já a infecção no pulmão, esta foi descoberta no último dia 14 de julho, quando sentiu dores e foi socorrida até o Hospital Municipal de São Vicente (Antigo Crei). Um exame de Raios X apontou uma mancha no órgão. “[A tia] estava com dores insuportáveis e dificuldade de respiração”, contou Sara.

Idosa de 60 anos está internada e entubada na emergência da UPA de Santos aguardando vaga na UTI — Foto: Arquivo Pessoal

Sara afirmou que a família resolveu levar Eleonora até a UPA de Santos por não ter gostado do atendimento prestado em São Vicente. Na cidade vizinha, ela foi internada e entubada na emergência.

“Os rins dela estão parando, não estão funcionando conforme deveriam. Ela também está com arritmia, coração acelerando”, disse a sobrinha.

Não conseguir uma vaga na UTI, segundo Sara, é revoltante. “A gente se sente impotente porque pagamos impostos que não são baratos”. Ela reforçou precisar de ajuda. “A gente quer uma vaga [na UTI], é um direito nosso. A gente não está pedindo nada“, finalizou.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Santos informou que a paciente é munícipe de São Vicente e que foi solicitada vaga de UTI aos hospitais prestadores de serviço da Prefeitura de Santos.

Ainda de acordo com a administração municipal, o nome de Eleonora foi inserido na Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross), sistema de regulação de vagas do Estado, para ampliar as possibilidades de transferência.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que não constam pendências de caráter estadual na Cross em nome da paciente. O g1 entrou em contato com a Prefeitura de São Vicente, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Idosa em lutando contra o câncer de mama precisa de vaga na UTI para tratamento de uma infecção no pulmão — Foto: Arquivo Pessoal

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-pede-desculpa-apos-estuprar-vizinha-e-e-agredido-por-moradores-no-litoral-de-sp:-‘ela-so-chora’

G1 Santos

Homem pede desculpa após estuprar vizinha e é agredido por moradores no litoral de SP: ‘ela só chora’

Uma jovem de 23 anos foi estuprada pelo próprio vizinho em Guarujá, no litoral de São Paulo. Bruno Cuba de Jesus, de 33, invadiu o apartamento da vítima enquanto ela estava dormindo e, sob agressões e ameaças de morte, cometeu o crime. Ele foi preso após ser agredido pela vizinhança. “[Ela] não está dormindo de noite, está com medo, não quer ver ninguém e só chora”, disse a mãe da […]

today19 de julho de 2023 26

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%