G1 Santos

Idosa é obrigada a justificar voto após não conseguir subir escadas de escola: ‘falta de organização’

today2 de outubro de 2022 19

Fundo
share close

Zudeilda de Souza, de 75 anos, possui um problema no joelho que a impediu de subir as escadas.

Idosa é obrigada a justificar voto após não conseguir subir escadas de escola, em São Vicente (SP) — Foto: Gyovanna Soares/g1



Mesmo sem obrigatoriedade do voto, a aposentada Zudeilda de Souza, de 75 anos, gostaria de exercer o direito e participar das eleições de 2022. No entanto, foi pega de surpresa ao chegar no Colégio Itá, em São Vicente, no litoral de São Paulo, e descobrir que a sua seção ficava no segundo andar. O g1 esteve no local e presenciou outros idosos com o mesmo problema.

A aposentada possui um problema no joelho após ter sido atropelada por uma bicicleta. Por não conseguir subir as escadas, Zudeilda foi obrigada a justificar o voto. À reportagem, ela lamentou a situação e afirmou que gostaria de poder votar nos candidatos.

“Eu não consegui porque tem que subir escada, dois andares. Eu tenho problema no joelho e eu não estou conseguindo subir. Devia ser aqui embaixo para os idosos, falta de organização. Vou ter que justificar” , disse.

De acordo com os mesários que trabalhavam nas seções, o eleitor precisa ir antes no cartório solicitar a troca do local de votação.

Mesmo sem obrigatoriedade do voto, o aposentado Ubirajara de Camargo, de 82 anos, quis exercer o seu direito — Foto: Gyovanna Soares/g1

Já o aposentado Ubirajara de Camargo, de 82 anos, conseguiu exercer o direito de votar. Ele encontrou todo o auxílio necessário na escola estadual Martim Afonso. Apesar de não ser mais obrigatório, o aposentado afirmou que é um dever cívico e precisou cumprí-lo para “conviver com a própria consciência”.

“Se der qualquer coisa errada, eu sou o responsável, se der certo, também. Então, tem que por o meu voto lá para ver o que acontece. Se eu votei errado, vamos acertar na próxima”, disse.

Idoso de 82 anos vota para ‘conviver com a própria consciência’ — Foto: Gyovanna Soares/g1

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

eleicoes-2022:-compra-de-votos-por-meio-de-‘vale-combustivel’-e-investigada-em-sp

G1 Santos

Eleições 2022: Compra de votos por meio de ‘vale-combustível’ é investigada em SP

Segundo apurado pelo g1, Polícia Militar foi acionada, na manhã deste domingo (2), para atender a ocorrência em um posto de combustíveis no Jardim Sabaúna em Itanhaém. Gasolina — Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias/Arquivo O cartório da 189ª Zona Eleitoral de Itanhaém, no litoral de São Paulo, investiga um possível crime eleitoral com distribuição de vales-gasolina durante a eleição em um posto de combustíveis no bairro Jardim Sabaúna. A Polícia […]

today2 de outubro de 2022 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%