G1 Mundo

Igreja Metodista dos EUA reverte banimento para sacerdotes gays e punições por casamentos LGBT+

today3 de maio de 2024 14

Fundo
share close

Em votação esmagadora do conselho da Igreja nesta quarta-feira (1º), uma série de políticas sobre sexualidade foram revertidas.


Igreja Metodista dos EUA reverte banimento para sacerdotes gays e políticas anti-LGBT em reunião do conselho em Charlotte, na Carolina do Norte, em 1º de maio de 2024. — Foto: AP Photo/Peter Smith



A Igreja Metodista Unida nos EUA removeu nesta quarta-feira (1º) sua antiga proibição contra sacerdotes gays e reverteu uma série de políticas anti-LGBT, como a punição por celebrações de casamentos não-héteros.

A decisão representa uma mudança histórica na conduta da Igreja Metodista americana, que revoga proibições de mais de 40 anos em políticas sobre sexualidade.

O comitê da Igreja votou para excluir penalidades obrigatórias para a realização de casamentos entre pessoas do mesmo sexo e remover as proibições para considerar candidatos LGBT+ para integrar o ministério e para o financiamento de ministérios que tenham sacerdotes gays.

Em um placar de 667 votos a favor e 54 contra, o conjunto de mudanças foi aprovado sem debate porque já haviam recebido apoio do comitê de delegados da Igreja. O consenso foi tão avassalador que esses itens foram incluídos no “calendário de consentimento” legislativo, normalmente reservado para medidas não controversas.

No entanto, o tema da inclusão de “homossexuais praticantes assumidos” para o ministério, proibida pela lei da Igreja Metodista Unida, ainda será votado.

Segundo o jornal “New York Times”, a votação desta quarta foi a formalização de uma mudança de política que já havia começado na prática e que havia provocado a saída de um quarto de suas congregações nos EUA nos últimos anos.

Os líderes metodistas dos EUA estão se reunindo pela primeira vez desde 2019, após vários adiamentos devido à pandemia de Covid-19.

Espera-se que o conselho ainda debata e vote detalhes da lei da Igreja nas políticas sobre sexualidade antes do término do encontro, na sexta-feira (3). No entanto, a grande maioria alcançada pelos votos desta terça indica o tom da conferência.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

trabalhadores-realizam-atos-e-protestos-no-1o-de-maio-pelo-mundo;-policia-e-manifestantes-entram-em-confronto-em-paris

G1 Mundo

Trabalhadores realizam atos e protestos no 1º de Maio pelo mundo; polícia e manifestantes entram em confronto em Paris

Na Turquia, centenas de manifestantes foram detidos pelas forças de segurança quando tentavam chegar à emblemática Praça Taksim, segundo o ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya. No Chile, manifestantes entraram em confronto com a polícia, resultando em 15 pessoas detidas. Também foram registrados confrontos nas Filipinas em protestos que reivindicavam melhores salários. Outros atos de grande porte foram registrados no Chile, na Argentina, na Coreia do Sul, em Taiwan e […]

today3 de maio de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%