Gospel Prime

Igreja pentecostal desaparece na Bielorrússia após intensa perseguição

today19 de janeiro de 2024 1

Fundo
share close

A Igreja New Life, em Minsk, Bielorrússia, encerrou suas atividades após ser declarada “extremista” pelo tribunal da cidade. Fundada em 1992, uma das mais bem-sucedidas igrejas pentecostais do país enfrentou crescente hostilidade do regime de Alexander Lukašėnka nos últimos anos.

Segundo Bitter Winter, a situação se agravou em 2020, quando o pastor Vyacheslav Goncharenko, líder da New Life, criticou as fraudulentas eleições presidenciais de 2020. Sua participação em eventos de oração pela Ucrânia e contra a participação da Bielorrússia na guerra também atraiu a ira do regime.

Sendo assim, o pastor Goncharenko foi preso diversas vezes. Assim, em agosto, a decisão judicial classificou postagens na internet, já removidas, como “extremistas”, resultando na proibição do site da New Life. Logo, em outubro de 2023, o Tribunal da Cidade de Minsk decretou a liquidação da igreja como “extremista”, decisão confirmada pelo Supremo Tribunal em dezembro.

Nesse sentido, com essa sentença, a New Life deixa de existir, e há temores de que outras igrejas enfrentem riscos semelhantes. O regime bielorrusso, seguindo a tendência russa, mostra influência de anti-sectaristas russos, como Alexander Novopashin, que rotulam igrejas pentecostais como “não cristãs” e “cultos” anti-russos, acusando-as de espionagem para governos ucranianos e americanos.

Por fim, a proibição da New Life não se limita às instalações físicas, uma vez que qualquer reunião de seus membros, mesmo em locais privados, pode resultar em prisões por atividades “extremistas”. Essa medida reforça a crescente repressão religiosa no país, alinhada à postura russa de considerar igrejas pentecostais como ameaças “anti-russas”.






Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

biden-e-alvo-de-criticas-por-nao-ter-designado-india-como-violadora-dos-direitos-religiosos

Gospel Prime

Biden é alvo de críticas por não ter designado Índia como violadora dos direitos religiosos

O Departamento de Estado dos EUA tem sido alvo de críticas de grupos cristãos e de um órgão de vigilância congressual por não incluir a Índia na lista de “Países de Preocupação Particular” (CPC). Isso ocorre apesar dos relatos crescentes de ataques a cristãos no país. O grupo International Christian Concern (ICC), sediado nos EUA, rotulou a omissão como “uma afronta à justiça”. Nesse sentido, o presidente da ICC, Jeff […]

today19 de janeiro de 2024 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%