Prefeitura de Guarujá

Implantado em 2021, mais de 80% do IPTU da Cidade já está na forma digital

today31 de janeiro de 2023 8

Fundo
share close

Inovando e aperfeiçoando as ações, a Prefeitura de Guarujá garante mais eficiência interna no sistema tributário e comodidade aos contribuintes

A modernização de serviços relacionados ao sistema tributário municipal destaca o trabalho da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), nos últimos quatro anos. Inovando e aperfeiçoando as ações, a pasta garante mais eficiência interna e comodidade aos contribuintes do Município. Entre os destaques está o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) Digital, adotado pela Prefeitura de Guarujá em 2021 e que já atende 85% das zonas territoriais da Cidade.

A digitalização, que possibilita ao contribuinte entrar no site da Prefeitura e acessar seus carnês, antes enviados pelos Correios, foi implantada com foco na economia de gastos, visando diminuir a quantidade de carnês impressos, além de ser uma forma mais moderna e eficiente de atendimento.

A novidade este ano é que foi disponibilizado um QR Code para atualização cadastral nos carnês impressos de IPTU. Também está em fase final a disponibilização do QR Code no site para facilitar a vida do contribuinte, que não precisa mais sair de casa para efetuar o procedimento. Ao fazer a leitura, o munícipe será levado a uma tela onde serão identificados os dados do imóvel para localizar o cadastro e fazer a atualização

Desde janeiro de 2021, a Prefeitura adotou o sistema digital para pagamento do IPTU contemplando, inicialmente, três zonas territoriais: a Zona 0, que abrange a região central; a Zona 1, região das Astúrias e Guaiúba; e Zona 5, em Vicente de Carvalho, região do Jardim Santense e Vila Alice.



No ano passado, mais uma zona foi inserida, a Leste, que se refere à região da Enseada, Jardim Acapulco, Perequê, até o Ferry Boat de Bertioga; e este ano, inseriu a Zona 2, que abrange os bairros Santo Antônio, Santa Rosa, até o Ferry Boat.

A Prefeitura tem como meta a digitalização de todo o lançamento do IPTU, como já é feito para a cobrança do mobiliário fiscal.

Acesso digital

Para ter acesso ao carnê digital é preciso acessar o site www.guaruja.sp.gov.br/iptudigital e entrar no campo de cobranças, clicando na opção ‘IPTU’. Em seguida, deverá digitar o número do cadastro imobiliário do imóvel, encontrado no carnê impresso de 2022 ou de outros exercícios. Na tela de cobrança, o munícipe terá acesso às guias eletrônicas do IPTU 2023, que poderá visualizar ou imprimir.

Todas as zonas territoriais também podem antecipar o pagamento do imposto, por meio do site da Prefeitura (www.guaruja.sp.gov.br), no link Serviços On-line – Consulta de Débitos e Impressão de 2ª Via de Boletos, opção IPTU, e seguir as instruções para emissão do boleto.

Postos presenciais

O contribuinte também pode tirar dúvidas e obter outras informações referentes ao IPTU nos postos presenciais disponibilizados pela Prefeitura:

Poupatempo Guarujá (Avenida Santos Dumont, 1.586 – Pae Cará, em Vicente de Carvalho)

Unidade de Atendimento ao Contribuinte (Rua Cunhambebe, 500 – Vila Alice, em Vicente de Carvalho);

Centro de Atendimento ao Contribuinte – Ceacon (Avenida Leomil, 630 – Pitangueiras/Centro)

Setor de Dívida Ativa (Rua Azuil Loureiro, 691 – Santa Rosa).




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Ana Clara

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

golfinhos-aparecem-no-litoral-de-sp-e-encantam-grupo-de-canoa-havaiana;-video

G1 Santos

Golfinhos aparecem no litoral de SP e encantam grupo de canoa havaiana; VIDEO

Cerca de cinco golfinhos apareceram perto de um grupo praticantes de canoa havaiana de Santos, no litoral de São Paulo, nesta terça-feira (31). Os animais estavam nadando e surpreenderam o grupo, que fez registros desse momento especial (veja o vídeo acima). O g1 teve acesso ao vídeo gravado por um dos alunos, nesta terça-feira (31). Segundo Nathan Murilo Cordeiro Biasotto, de 30 anos, o grupo entrou no mar às 5h45. […]

today31 de janeiro de 2023 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%