G1 Mundo

Incêndio em Copenhague: Veja antes e depois de prédio destruído pelas chamas

today16 de abril de 2024 3

Fundo
share close

O edifício, assim como sua icônica torre que representa as caudas de quatro dragões entrelaçadas, era um dos cartões-postais da cidade. As cenas lembraram a destruição do teto da catedral de Notre-Dame, em Paris.

Incêndio destrói prédio da antiga Bolsa de Valores de Copenhague, na Dinamarca



Incêndio destrói prédio da antiga Bolsa de Valores de Copenhague, na Dinamarca

No momento do incêndio, o prédio passava por obras de restauração. A ideia era que a reabertura acontecesse antes das comemorações do quarto centenário do edifício, inaugurado em 1640.

O local abrigava diversas obras de arte e peças de valor histórico. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio.

Torre de prédio histórico de Copenhague é envolto pelas chamas antes de desabar em incêndio — Foto: Ida Marie Odgaard/Ritzau Scanpix via AP

O prédio, próximo do Parlamento da Dinamarca, abrigou a sede da Bolsa de Copenhague até a década de 1970 e é atualmente a sede da Câmara de Comércio Dinamarquesa.

Prédio da Antiga Bolsa de Valores de Copenhague, na Dinamarca, antes do incêndio — Foto: Reprodução/Google Street View

O edifício foi construído originalmente, no século 17, para abrigar tendas onde se vendiam mercadorias como chá e especiarias.

“Pensava-se que muito ouro seria trazido para a Dinamarca, e por isso eles colocaram imagens de dragões no teto, pois eles são conhecidos por proteger o ouro”, explica a pesquisadora Ulla Kjaer, do Museu Nacional da Dinamarca.

A espiral também possuía, três coroas no topo, simbolizando os reinos da Dinamarca, Noruega e Suécia.

“Essa espiral é absolutamente icônica e não há outra parecida no mundo”, diz Kjaer.

A presença de imagens de dragões no teto é vista como uma proteção simbólica contra os inimigos e também contra o fogo, segundo a explicação fornecida pela Câmara de Comércio em seu site.

“Uma parte importante da nossa herança arquitetônica estava e ainda está em chamas”, escreveu o rei Frederik em sua conta no Instagram. “Por gerações, a espiral característica em forma de dragão ajudou a caracterizar Copenhague como ‘a cidade das torres’.”




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

incendio-destroi-predio-da-antiga-bolsa-de-copenhague,-um-dos-marcos-da-cidade

G1 Mundo

Incêndio destrói prédio da Antiga Bolsa de Copenhague, um dos marcos da cidade

A torre, de 54 metros, que tinha o formato de caudas de quatro dragões entrelaçadas em espiral, havia sido encomendada pelo rei Cristian IV e construída entre 1619 e 1640. As cenas lembraram a destruição do teto da catedral de Notre-Dame, em Paris, em 2019. O edifício é uma das construções mais antigas de Copenhague e passava por obras de restauração. O local abrigava diversas obras de arte e peças […]

today16 de abril de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%