G1 Mundo

Incêndio ‘fora de controle’ avança na ilha espanhola de Tenerife

today17 de agosto de 2023 10

Fundo
share close

Chamas atingem área de difícil acesso, o que dificulta trabalho dos bombeiros.


Chamas e fumaça sobem quando um incêndio florestal queima na ilha canária de Tenerife, Espanha, 16 de agosto de 2023. — Foto: Gerardo Ibelli/via REUTERS



O fogo avança descontroladamente na ilha espanhola de Tenerife, no arquipélago das Canárias, disseram as autoridades na quarta-feira (16). Cerca 250 bombeiros e militares trabalham para conter o incêndio, que ocorre em uma região de difícil acesso.

“O incêndio em Tenerife está fora de controle e o cenário não é positivo”, disse Fernando Clavijo, líder da região, em comunicado. “Embora a progressão do fogo esteja lenta, o objetivo de o conter e deter as chamas não foi alcançado, apesar do imenso trabalho das equipas de emergência.”

O fogo começou na terça-feira (15) e se espalhou pelo nordeste da ilha, atingindo uma floresta seca que cobre uma região íngreme perto do vulcão Monte Teide. Isso dificulta o trabalho dos bombeiros e a estimativa é a de que 1.800 hectares já tenham sido consumidos pelas chamas.

Vicky Palma, consultora de incêndios florestais do conselho de Tenerife, disse à Rádio Canarias que a temperatura deve cair durante a noite, o que pode aumentar a força dos ventos na área a piorar a situação.

Cerca de 150 pessoas foram evacuadas até agora. Como prevenção, um abrigo para cães disse que levou os animais mais vulneráveis e aqueles com problemas respiratórios para que não fossem afetados pela fumaça.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cupula-do-brics-deve-debater-guerra-na-ucrania,-moeda-unica-e-adesao-de-novos-paises,-diz-itamaraty

G1 Mundo

Cúpula do Brics deve debater guerra na Ucrânia, moeda única e adesão de novos países, diz Itamaraty

Formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o grupo costuma se reunir anualmente. A próxima cúpula acontecerá nos dias 22, 23 e 24 deste mês, em Joanesburgo (África do Sul). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará do encontro, e integrantes do governo brasileiro já estão no país negociando os termos dos assuntos a serem discutidos. O g1 já havia noticiado em julho que Lula avaliava […]

today17 de agosto de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%