G1 Mundo

Incêndios arrasam ilha turística grega de Rodes; veja antes e depois

today27 de julho de 2023 11

share close

Em Rodes, uma marca negra de fogo se estende do centro da ilha até a cidade de Kiotari, no sul.

Mapa de região de Rodes, na Grécia — Foto: BBC



Imagens de satélite mostram a extensão dos danos no popular centro turístico de Rodes.

Foto de satélite de região de Rodes, na Grécia — Foto: BBC

As chamas destruíram muitas casas e negócios na cidade.

Fotos mostram antes e depois de incêndio — Foto: BBC

Fotos mostram antes e depois de incêndio — Foto: BBC

As chamas estão causando estragos desde a semana passada em Rodes, onde as temperaturas atingiram 45°C, e toda a ilha foi colocada em estado de emergência.

Mais de 20 mil pessoas foram obrigadas a deixar ilha desde o fim de semana, a maior retirada em decorrência de incêndios florestais na história da Grécia.

Mapa da ilha de Rodes — Foto: BBC

Cerca de 16 mil pessoas foram transportadas por terra e outras 3 mil retiradas pelo mar, segundo a polícia. As demais saíram pela estrada usando seu próprio meio de transporte.

Isso inclui milhares de turistas que tiveram que procurar abrigos temporários, como estádios esportivos, até a chegada dos aviões de emergência enviados pelas empresas de viagem.

Mas a Grécia está em meio a um longo período de calor extremo que aumentou o risco de incêndios florestais em todo o país, e Rodes não é o único lugar afetado.

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, disse que o país está “em guerra” com os incêndios florestais e alertou que eles vão enfrentar “mais três dias difíceis pela frente” antes que as temperaturas caiam.

O ministro da Defesa Civil, Vassilis Kikilia, afirmou que as equipes de bombeiros combateram mais de 500 incêndios em todo o país nos últimos 12 dias — inclusive em Midea, no continente.

Na noite de quarta-feira, moradores de áreas ao redor das cidades gregas de Volos e Lamia, no centro do país, ameaçadas por novos focos de incêndios florestais, foram instruídos a se mudar para um local seguro.

Milhares de pessoas também foram evacuadas em Evia e Corfu, enquanto Creta — a maior das ilhas gregas e outro importante destino de férias — está em alerta máximo.

Imagens de satélite mostram a fumaça que sai dos incêndios nas colinas escurecidas perto de Kassiopi, no norte de Corfu.

A situação na Grécia é resultado de uma onda de calor no sul da Europa e no norte da África que ajudou a criar condições de seca e também provocou incêndios na Sicília, Croácia, Argélia e Tunísia.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

G1 Mundo

Morrem 97 baleias-piloto encalhadas no oeste da Austrália

O grupo de 97 baleias-piloto foi encontrado na terça-feira em Cheynes Beach, cerca de 400 km a sudeste de Perth. Cinquenta e uma morreram durante a noite de terça para quarta-feira. As demais foram sacrificadas nesta quinta. Cerca de 250 voluntários se juntaram a 100 especialistas em vida selvagem em uma luta para tentar salvar os animais na quarta-feira. Grupo de voluntários tenta ajudar 45 baleias-piloto encalhadas na costa da Austrália em 26 de julho de 2023 — Foto: WESTERN […]

today27 de julho de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%