G1 Mundo

Incêndios florestais provocam 10 mortes no Chile, e presidente decreta estado de emergência

today3 de fevereiro de 2024 6

Fundo
share close

Ao menos 10 pessoas morreram por causa de incêndios florestais no Chile, segundo autoridades do país. No fim da noite de sexta-feira (2), o presidente chileno, Gabriel Boric, resolveu decretar estado de emergência e catástrofe nas regiões de Valparaíso e Marga Marga, que são as mais atingidas.

Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram as regiões de Valparaíso e Viña del Mar encobertas por uma nuvem de fumaça escura. Assita no vídeo acima.

Em coordenação com a Corporação Nacional Florestal (Conaf) e a Delegação Presidencial Regional de Valparaíso, o Senapred declarou alerta vermelho para as províncias de Marga Marga e Valparaíso por conta de incêndios florestais ativos desde quinta-feira (1º).



Um boletim lançado no fim da tarde de sexta-feira indicava o registro de 158 incêndios, sendo que 37 focos estavam ainda em combate. As regiões atingidas representam juntas uma área de quase 10 mil hectares.

A imprensa chilena afirma que mais de 7,8 mil hectares de mata foram consumidos pelo fogo na região de Valparaíso, segundo relatórios do Conaf.

Além das mortes, as chamas se alastraram e destruíram casas, edifícios e veículos. Os incêndios também chegaram a interromper o tráfego de veículos em diversas rodovias de Valparaíso. Aproximadamente nove regiões foram evacuadas.

“Nunca vi nada igual, isto é muito angustiante, porque deixamos nossa casa, mas não podemos avançar. Todos tentam sair e é impossível se deslocar”, contou a administradora Yvonne Guzmán, que deixou sua casa em Quilpué, a cerca de 90 km de Santiago.

O governo montou um Comitê de Gestão de Riscos e Desastres para coordenar os esforços no combate aos incêndios. Boric afirmou que todas as medidas são fundamentais para dispor de todos os recursos necessários.

Segundo o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres, equipes de bombeiros e de polícia, aviões-tanque e helicópteros estão na área tentando controlar as chamas.

Casa pega fogo na região de Viña del Mar, no Chila — Foto: REUTERS/Rodrigo Garrido

Fogo de incêndios florestais se alastrou e destruiu casas e veículos no Chile — Foto: Javier Torres/AFP

Incêndio florestal no Chile atinge área da Reserva Nacional Peñuelas, próxima a Valparaíso, em 2 de fevereiro de 2024. — Foto: Corpo de Bombeiros do Chile via Reuters




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

justica-dos-eua-adia-julgamento-de-donald-trump-por-conspiracao-nas-eleicoes-de-2020

G1 Mundo

Justiça dos EUA adia julgamento de Donald Trump por conspiração nas eleições de 2020

O julgamento estava inicialmente marcado para março de 2024. Nova data não foi anunciada. O ex-presidente responderá por quatro acusações de conspiração. A invasão do Congresso americano, em 6 em janeiro de 2021, fez parte das tentativas de alterar o resultado das urnas. Donald Trump — Foto: REUTERS A Justiça dos Estados Unidos adiou formalmente nesta sexta-feira (2), o julgamento do ex-presidente Donald Trump sobre as acusações de que ele […]

today3 de fevereiro de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%