Donald Trump — Foto: REUTERS
A Justiça dos Estados Unidos adiou formalmente nesta sexta-feira (2), o julgamento do ex-presidente Donald Trump sobre as acusações de que ele buscou reverter os resultados das eleições de 2020. O julgamento estava programado para começar em março e está sem nova data.
O adiamento, decidido pela juíza Tanya Chutkan, já era esperado e decorre de um recurso apresentado pela defesa de Trump alegando que o ex-presidente teria imunidade contra processos por ações oficiais tomadas durante seu mandato presidencial. Uma nova data de julgamento não foi estabelecida e a juíza afirmou que aguardará o retorno do caso ao seu tribunal.
O caso é um dos quatro processos pelos quais Trump responde na Justiça. Ele foi o primeiro ex-presidente dos EUA a se tornar réu. O processo na corte federal em Washington está parado desde dezembro, enquanto Trump busca a apelação.
A Corte de Apelações dos EUA para o Circuito do Distrito de Columbia ouviu argumentos sobre a alegação de imunidade de Trump em 9 de janeiro, mas ainda não emitiu sua decisão.
Trump é acusado formalmente de participar de três conspirações para cometer crimes:
- Conspiração para fraudar os Estados Unidos;
- Conspiração para obstruir um procedimento oficial;
- Conspiração contra os direitos dos americanos.
Ele também responderá a um quarto crime, mas, diferentemente dos outros, não foi como participante de uma conspiração
- Obstrução ou tentativa de obstrução de um procedimento oficial.
Publicar comentários (0)